Novos espaços de São Paulo, galerias vindas de outras cidades e um museu que apresenta seu Clube de Fotografia: saiba quem são os estreantes da Feira!

15 ago 2018, 19h43

Por Julia Flamingo

 

Novos espaços inaugurados em São Paulo, galerias vindas de outras cidades e um museu que apresenta seu Clube de Fotografia: saiba quais são os expositores que nunca participaram da SP-Arte/Foto e se preparam para sua estreia entre os dias 22 e 26 de agosto, no Shopping JK Iguatemi.

Conheça seus destaques para a Feira e programe-se para visitar as exposições em cartaz em suas sedes pela cidade!


Emmathomas

A galeria começou sua nova fase em abril, quando abriu as portas do atual espaço no Jardim Paulista, sob gestão de Marcos Amaro, Ricardo Resende e Ricardo Rinaldi. Para sua estreia na SP-Arte/Foto/2018, a galeria apresenta fotografias de Hugo Curti e Armando Prado, que trabalha com Polaroid, além dos novos artistas representados, Fabiano Rodrigues e Atelier do Centro. Comandado por Rubens Espírito Santos, o Atelier é um coletivo de mais de trinta nomes como Anna Israel, Gabi Celan, Gabriel Botta, Luca Parise e Rafael Chvaicer. Em paralelo ao evento, a galeria recebe a individual “Vozes mundanas”, do artista Mundano.

Saiba mais sobre a Emmathomas.


Fortes D’Aloia & Gabriel

Com filiais em São Paulo, Rio de Janeiro e Lisboa, a já tradicional galeria paulistana participa pela primeira vez do evento, representando artistas de peso. Um deles é Mauro Restiffe, ganhador do prêmio da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) de melhor exposição de fotografia de 2017, pela mostra “Álbum”, na Pinacoteca de São Paulo. Ele será destaque na SP-Arte/Foto/2018 ao lado do ensaio de Luiz Roque, que fotografou as esculturas de Erika Verzutti, artista integrante da Bienal de Veneza do ano passado. Após o evento, a galeria da Fradique Coutinho apresenta individual da dupla Bárbara Wagner & Benjamin de Burca, cuja pesquisa em nichos musicais resulta em registros fotográficos quase kitsch. Suas séries foram destaques da última Bienal de São Paulo e do Panorama do MAM.

Saiba mais sobre a Fortes D’Aloia & Gabriel.


Gabriel Wickbold

Como foco em fotografia, o ateliê do artista Gabriel Wickbold, na Vila Nova Conceição, se tornou uma galeria aberta ao público em 2015. Ele leva para a SP-Arte/Foto trabalhos assinados por ele, além de outros jovens fotógrafos como Yuri Seródio, que registra interiores de prédios como bibliotecas públicas e teatros. No espaço da galeria, a individual de Luiz Moreira, intitulada “Porta do mar”, reúne cliques feitos em Portugal a partir de fluxos migratórios, seja de aves e animais marinhos ou imigrantes e refugiados.

Saiba mais sobre a Gabriel Wickbold.


MAM

O Museu de Arte Moderna de São Paulo participa pela primeira vez do evento, ao trazer seu já renomado Clube de Colecionadores de Fotografia, cuja edição de 2018 tem curadoria de Eder Chiodetto. Ele selecionou fotografias de cinco artistas renomados para integrar o grupo de obras recebido pelos assinantes: Alair Gomes, Mauro Restiffe, Ana Maria Tavares, Gilvan Barreto e Romy Pocztaruk. Além de levarem as cinco peças, os associados do Clube passam a integrar ainda o Programa de Sócios do MAM, que abrange diversos benefícios como visitas guiadas, catálogos gratuitos e descontos na loja e restaurante do museu. A preços mais acessíveis, essa é uma boa forma de começar sua coleção.

Saiba mais sobre o MAM.


Mapa

Jovens colecionadores de arte moderna são o público-alvo dessa galeria da Rua Augusta que, na SP-Arte/Foto/2018, apresenta seu acervo de fotoclubismo e fotojornalismo vintage. Orlando Pilo Duarte, Ferenc Aszmann e José Lambert são alguns dos modernos que integraram o Fotoclube Brasileiro, primeiro grupo efetivamente organizado no Brasil e fundamental na difusão da ideia da fotografia como arte. Além de serem únicas, as obras apresentam selos originais dos festivais pelos quais passaram. Do fotojornalismo, a galeria reúne mais de trinta imagens dos acervos dos jornais “Última Hora” e “A Tribuna da Imprensa”, tirados a partir dos anos 1960.

Saiba mais sobre a Mapa.


OMA

Uma casa com fachada cobogó no centro de São Bernardo é a sede da OMA, que além da comercialização de obras tem um forte viés educativo, com iniciativas como projetos com escolas da região e programação de palestras e cursos voltados para as artes visuais. Representante de jovens artistas, a galeria trabalha com valores mais democráticos cujo objetivo é formar jovens colecionadores. Entre os destaques apresentados na SP-Arte/Foto, está o fotojornalista Nario Barbosa, sergipano que produz séries de bordado sobre fotografias, prática que herdou da própria família. Ele também ganha a individual “Nario Barbosa: nas entrelinhas”, no espaço da galeria. De Elen Braga, serão expostos registros de performances e vídeo que estudam os limites do corpo.

Saiba mais sobre a OMA.


Silvia Cintra + Box 4

A galeria carioca chega agora em São Paulo para sua primeira participação na SP-Arte/Foto. Conhecida por representar artistas como Miguel Rio Branco e Sebastião Salgado, cujos estilos inconfundíveis os inserem no time de maiores fotógrafos do país, a galeria também terá como destaque os cliques de Pedro Motta. Com suas fotografias ambientadas na natureza, o mineiro foi um dos vencedores do prêmio Marcantonio Vilaça em 2017.

Saiba mais sobre a Silvia Cintra + Box4


VilaNova

Localizada nas redondezas do Parque Ibirapuera, a galeria é comandada por Bianca Boeckel e estreia sua participação no evento destacando nomes como Antonio Garcia, Jorge Feitosa, Nelson Porto e Thomas Baccaro. Em “Ruína carioca”, Porto fez uma série de registros do Rio de Janeiro, em 2017, retratando o abandono da cidade um ano após as Olimpíadas. Sem fotografar qualquer personagem, ele dá ênfase aos prédios deteriorados, vias escuras e paredes rachadas, incitando seu espectador a se perguntar o que aconteceu com a cidade maravilhosa. No espaço da galeria, este fotógrafo ganha a individual “Habitat”, a partir de 18 de agosto.

Saiba mais sobre a VilaNova.


programe-se!

SP-Arte/Foto/2018
22 a 26 de agosto
Entrada gratuita

Horários 
Quarta, 22 de agosto (Preview para convidados)
Quinta a sábado, 23 a 25 de agosto: 13h–21h
Domingo, 26 de agosto: 13h–20h

Localização
Shopping JK Iguatemi, 3º piso
Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, 2041
São Paulo, Brasil

 

#spartefoto2018

Perfil SP–Arte

Faça parte da comunidade SP–Arte! Somos a maior feira de arte e design da América do Sul e queremos você com a gente. Crie ou atualize o seu perfil para receber nossas newsletters e ter uma experiência personalizada em nosso site e em nossas feiras.