Aos 96 anos, fotógrafo German Lorca faz ensaio exclusivo para Revista SP-Arte/Foto

05.07.2018 – 15h01

Revisitar espaços do passado e captar as transformações que aconteceram ali. Essa é a missão que o fotógrafo German Lorca, 96 anos, assumiu ao aceitar produzir um ensaio exclusivo para a Revista SP-Arte/Foto. A publicação é feita especialmente para a 12º Feira de Fotografia de São Paulo, que acontece de 22 a 26 de agosto, no Shopping JK Iguatemi (SP).

As câmeras de Lorca voltam a cinco lugares icônicos registrados por ele entre os anos 1950 e 1970. O curador Eder Chiodetto, autor do texto que acompanha o ensaio na revista, José Henrique Lorca, filho de German, e o próprio fotógrafo foram responsáveis pela escolha dos pontos a serem revisitados. A partir do material, será possível observar mudanças arquitetônicas e de costumes na Marginal Pinheiros, na Oca (Parque Ibirapuera), em um prédio da Mooca (Zona Leste de São Paulo), na Rua Dr. Falcão Filho e no Largo de São Francisco (ambos no Centro).

Representado pela galeria Utópica, expositora da SP-Arte/Foto/2018, German Lorca é um dos grandes nomes da fotografia modernista brasileira, conhecido por seus cliques da cidade de São Paulo. Ao lado de outros renomados artistas, como Geraldo de Barros e Thomaz Farkas, foi membro do Foto Cine Clube Bandeirante, associação responsável por introduzir no Brasil uma produção experimental baseada no surrealismo, abstracionismo e concretismo. Lorca fez ainda importantes trabalhos na área da publicidade. Em agosto, o artista ganha uma retrospectiva no Itaú Cultural.

Feita especialmente para a Feira, a Revista SP-Arte/Foto reflete sobre a fotografia como instrumento de resgate da memória, seja afetiva ou histórica. Além do ensaio de German Lorca, o curador e historiador Rodrigo Orrantia comenta o legado do fatídico ano de 1968 no trabalho de fotógrafos latino-americanos; o colecionador alemão Artur Walther conta o que o inspira a colecionar fotos de artistas africanos; e, em entrevista, Gabriel Chaim e Felipe Dana, relatam suas experiências em territórios conflagrados e a importância social de se compartilhar com o mundo o que acontece nestes locais. Não esqueça de pegar seu exemplar ao visitar o evento!


Programe-se!

SP-Arte/Foto/2018
22 a 26 de agosto
Entrada gratuita

Horários 
Quarta, 22 de agosto (Preview para convidados)
Quinta a sábado, 23 a 25 de agosto: 13h–21h
Domingo, 26 de agosto: 13h–20h

Localização
Shopping JK Iguatemi, 3º piso
Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, 2041
São Paulo, Brasil

 

#spartefoto2018