No mês de agosto, a celebração da fotografia se expande por São Paulo com exposições de grandes mestres como German Lorca, Bob Wolfenson e Irving Penn

13 ago 2018, 19h38

No mês da fotografia, São Paulo recebe mais uma edição da SP-Arte/Foto, aberta ao público de 23 a 26 de agosto, no Shopping JK Iguatemi. Para se preparar para a Feira, aproveite as exposições da Semana SP-Arte/Foto, um compilado de mostras do gênero que acontecem na cidade durante o período do evento.

Muitas delas já estão em cartaz. Confira abaixo!

 

Flávio Damm, na Galeria Marcelo Guarnieri

Flávio Damm estreia sua primeira individual na Galeria Marcelo Guarnieri, “Gêmeos, preto e branco”. Ao longo da carreira, o fotógrafo construiu um amplo repertório de fotografias preto e branco, sempre em busca do equilíbrio estético entre as duas cores. De 28 de julho a 25 de agosto. Na SP-Arte/Foto, a galeria apresenta séries de artistas como Edu Simões, João Farkas e Pierre Verger.

 

Alberto Ferreira, na Galeria Lume

A mostra “Intuição do instante” contempla o trabalho do fotógrafo Alberto Ferreira – destaque do estande da Galeria Lume na SP-Arte/Foto/2018. Jornalista por ofício, o paraibano registrou momentos icônicos das décadas de 1960 e 1970, apresentados ao longo de quinze fotografias, nove das quais foram recentemente descobertas no arquivo do artista. De 2 a 29 de agosto.

 

Alice Quaresma, na Caixa Cultural São Paulo

A artista visual Alice Quaresma extrapola os limites da fotografia na mostra “Horizonte”, em cartaz na Caixa Cultural São Paulo. Obras da carioca, conhecida por intervir sobre a imagem com fitas adesivas e pinturas, também estarão presentes na SP-Arte/Foto, no estande da Casanova. De 4 de agosto à 30 de setembro.

 

Romy Pocztaruk, na Zipper Galeria

A gaúcha Romy Pocztaruk investiga o programa nuclear brasileiro, desenvolvido em segredo nos anos 1970, na série de fotos “Bombrasil”, em cartaz na Zipper Galeria – um dos expositores da SP-Arte/Foto/2018. De 18 de agosto a 15 de setembro.

 

Alex Diss e Laurent Van Der Voo, na Arte Hall

O duo de artistas Alex Diss & Laurent Van Der Voo, conhecido como AnimaL, apresenta a mostra “Naturacidade”, em que brinca com imagens da acinzentada cidade de São Paulo, mescladas ao verde da natureza. De 16 de agosto a 6 de setembro.

 

Jordi Burch, na Janaina Torres

Na mostra “Furo”, o fotógrafo luso-catalão Jordi Burch se desdobra sobre as possibilidades da prática fotográfica, voltando-se ao processo do fotografar em si e para o próprio objeto registrado. Uma seleção da exposição será apresentada pela Janaina Torres Galeria na 12ª edição da SP-Arte/Foto. De 16 de agosto a 2 de outubro.

 

Irving Penn, no Instituto Moreira Salles

Em comemoração ao centenário do fotógrafo Irving Penn, o Instituto Moreira Salles traz ao Brasil mais de 230 fotografias do artista norte-americano, tiradas ao longo de setenta anos de carreira. Idealizada pelo The Metropolitan Museum of Art, de Nova York, e com curadoria de Jeff Rosenheim e Maria Morris Hambourg, a exposição estará em cartaz de 21 de agosto a 18 de novembro.

 

Wilhelm Von Plüschow, Wilhelm Von Gloeden e Carlos Moreira, na Utópica

Imagens da Sicília, Taormina e São Paulo são colocadas lado a lado na exposição “A beleza é o caminho”, da galeria Utópica. Cada qual no seu tempo, as fotografias – assinadas pelos artistas Wilhelm Von Plüschow, Wilhelm Von Gloeden e Carlos Moreira – apreciam a espontaneidade da relação dos moradores com o local onde vivem.  De 21 de agosto a 27 de novembro.

 

Bob Wolfenson, no Espaço Cultural Porto Seguro

Os 45 anos de carreira do fotógrafo Bob Wolfenson – um dos convidado do Talks, ciclo de palestras da SP-Arte/Foto – foram homenageados na exposição “Retratos”, do Espaço Cultural Porto Seguro (SP). A mostra reúne cerca de 220 fotografias, datadas desde 1970. Entre elas, retratos de personalidades ilustres, como Fernanda Montenegro, Caetano Veloso, Taís Araújo e Tom Zé. De 24 de agosto até 9 de dezembro.

 

German Lorca, no Itaú Cultural

Agosto é o mês de German Lorca. Além de produzir um ensaio inédito para esta edição da Revista SP-Arte, distribuída gratuitamente nos dias de evento, o fotógrafo de 96 anos ganha também uma retrospectiva no Itaú Cultural. A mostra é composta por dez núcleos – cada um deles explora uma vertente do trabalho de Lorca, conhecido por sua colaboração à construção da fotografia modernista brasileira. De 25 de agosto a 4 de novembro.

 

 

#respirearte

#spartefoto2018

Perfil SP–Arte

Faça parte da comunidade SP–Arte! Somos a maior feira de arte e design da América do Sul e queremos você com a gente. Crie ou atualize o seu perfil para receber nossas newsletters e ter uma experiência personalizada em nosso site e em nossas feiras.