Zipper Galeria inaugura individuais de Marcelo Amorim e Elaine Pessoa

22 Feb 2016, 3:40 pm

Nesta quinta-feira (25), a Zipper Galeria inaugura duas novas exposições individuais simultâneas: “Maquinal”, de Marcelo Amorim, e “Tempo Arenoso”, de Elaine Pessoa.

A repetição de imagens padronizadas e fórmulas de comportamentos impostas por instituições são alguns dos temas tratados por Amorim.

O artista goiano se debruçou sobre uma coleção da centenária revista norte-americana Popular Mechanics para falar sobre um ideal de masculinidade associado a atividades braçais, seja na guerra, na reparação de máquinas ou em esportes de aventura.

Com curadoria de Priscila Arantes, a mostra contempla pinturas a óleo, fotos antigas e um vídeo.

 

Fotografia analógica

Por sua vez, “Tempo Arenoso” reúne dez fotografias analógicas de Elaine Pessoa feitas na região do rio da Prata, em Montevidéu, onde a artista desenvolveu uma pesquisa entre 2013 e 2014. A curadoria é da pesquisadora e antropóloga Georgia Quintas.

Utilizando uma técnica de sobreposição de imagens feitas em um curto intervalo de tempo, Pessoa parte deste recurso para refletir sobre um conceito de temporalidade que rompe com a medida linear.

 

Serviço

As mostras “Maquinal” e “Tempo Arenoso” ficam em cartaz até 26 de março na Zipper. O endereço: Rua Estados Unidos, 1494, Jardim América. Mais informações no site da galeria.

SP–Arte Profile

Join the SP–Arte community! We are the largest art and design fair in South America and we want you to be part of it. Create or update your profile to receive our newsletters and to have a personalized experience on our website and at our fairs.