Zipper Galeria abre nova individual de Delson Uchôa em São Paulo

23 Apr 2015, 6:33 pm

A Zipper Galeria recebe, a partir da próxima terça-feira (28), a nova mostra individual de Delson Uchôa em São Paulo. “Belo em si” traz cinco pinturas, duas esculturas e uma série de fotografias inéditas.

O artista de Maceió (AL), que expôs na 53ª Bienal de Veneza, em 2009, é reconhecido por suas pinturas que exaltam a cor e a luz da atmosfera de sua terra natal, construídas por camadas que formam uma superfície contemporânea a partir de signos de raiz popular nordestina, como bordados, cestarias e a cerâmica marajoara.

Segundo Paula Braga, autora do livro que leva o nome da exposição, as obras de Uchôa discutem a ideia de cultura em tempos de globalização.

Um dos procedimentos do artista consiste em despejar resina transparente no chão, sobre as lajotas de barro. Após a secagem, ele pinta no chão, por cima da resina seca, pisa no inusitado tapete, arrasta os móveis, varre, passa produtos de limpeza doméstica. Sobre esta base, ele acrescenta elementos, linhas, cores.

 

Manuela Costalima no Zip’Up

Por sua vez, como parte do projeto Zip’Up, a artista paulistana Manuela Costalima apresenta três de suas obras em “Pedras errantes”.

Por meio de múltiplos suportes, Manuela vem desenvolvendo uma pesquisa sobre o lugar e seu processo de significação pela experiência humana. Ela parte do conceito de lugar como espaço percorrido, que no percurso é apropriado e ganha significado.

Tanto “Pedras errantes” quanto “Belo em si”, de Delson Uchôa, ficam em cartaz até 30 de maio. Anote o endereço da Zipper Galeria: Rua Estados Unidos, 1494. Para mais informações, acesse o site do espaço.

SP–Arte Profile

Join the SP–Arte community! We are the largest art and design fair in South America and we want you to be part of it. Create or update your profile to receive our newsletters and to have a personalized experience on our website and at our fairs.