Zipper Galeria abre exposições individuais de James Kudo e Diego Arregui

11 Feb 2015, 6:29 pm

A Zipper Galeria recebe a partir de 24 de fevereiro, uma terça-feira, a exposição “Oxímoros”, de James Kudo. A mostra reúne 13 pinturas e duas instalações site specific, nas quais o artista paulista faz jorrar, metaforicamente, as águas aprisionadas em suas telas.

Oxímoro é uma figura de linguagem que combina dois conceitos opostos, de forma a criar um terceiro, metafórico. Denise Mattar, autora do texto de apresentação, descreve os oximoros criados pelo artista e sua mescla de ficção e não-ficção.

A água sempre foi um tema presente na produção de Kudo, que viu sua cidade natal submergir durante a construção de uma represa. Encantamento e reflexão são situações construídas no universo onírico do artista, que recorre à memória e à transformação para criar obras de estética vibrante.

 

Peruano Diego Arregui abre primeira exposição do projeto Zip-Up em 2015

Já a primeira exposição do projeto Zip-Up em 2015 inaugura o intercâmbio internacional na Zipper Galeria. Paralela à exposição de James Kudo, o artista peruano residente no Chile Diego Arregui foi convidado pela curadora Denise Gadelha a fazer sua primeira individual no Brasil.

Arregui explora em “Deconstruyendo el Tiempo/Espacio: Chuyillache” um jogo entre planos bidimensionais que flutuam no espaço, criando uma ambiguidade na percepção de profundidade da representação. A estratégia consiste em escurecer um ambiente pintado de preto para projetar uma fotografia em grande escala, dialogando com a dimensão arquitetônica. No entanto, ao invés de atingir o suporte final (a parede no fundo da sala), a projeção é interceptada por outras superfícies posicionadas no caminho. O público é convidado a circular, literalmente, no interior da imagem.

Na abertura, marcada para a próxima terça (24), às 19h, ocorre lançamento do catálogo “Zip’Up” com imagens e textos curatoriais da programação do espaço em 2014.

A Zipper Galeria fica na Rua Estados Unidos, 1494. Mais informações no site.

SP–Arte Profile

Join the SP–Arte community! We are the largest art and design fair in South America and we want you to be part of it. Create or update your profile to receive our newsletters and to have a personalized experience on our website and at our fairs.