Vermelho recebe nova mostra de Dora Longo Bahia e recriação de clássico de Hitchcock

6 Mar 2017, 10:20 am

A Vermelho inaugura no dia 09 de março (quinta-feira) sua sexta exposição individual de Dora Longo Bahia, intitulada Cinzas. Na mesma ocasião, também estreia na galeria o filme Psicose, de Gisela Motta e Leandro Lima.

Em Olimpíadas, uma das séries que compõem sua individual, Longo Bahia coleciona jornais da época dos jogos no Brasil e pinta sobre cada primeira página a imagem de um palhaço.

São 48 pinturas, feitas sobre capas de três jornais diferentes durante 16 dias de cobertura jornalística do evento. Nelas, a artista faz um comentário sobre se receber um evento das proporções dos Jogos Olímpicos durante uma das maiores crises políticas da história do país.

Para a mostra, a paulistana também selecionou pinturas de diferentes momentos de sua carreira e as cobriu com o mesmo cinza que vem sendo utilizado pela prefeitura de São Paulo para esconder o grafite e a arte de rua na cidade. Seis telas receberam uma camada de tinta cor de concreto sobre suas obras anteriores.

 

Gisela Motta e Leandro Lima na Sala Antonio

Por sua vez, a dupla Gisela Motta e Leandro Lima ocupa a Sala Antonio – o cinema da Vermelho – com o filme Psicose, recriação do clássico de Alfred Hitchcock a partir de imagens e sons adquiridos em diversos bancos de royalty free media.

Todo o material do longa original foi substituído, criando uma nova obra que mantém o original reconhecível, levantando questões a respeito de originalidade, construção e articulação simbólica.

 

Serviço

Cinzas e Psicose seguem em cartaz até 08 de abril. O endereço é Rua Minas Gerais, 350. Saiba mais no site da Vermelho.

SP–Arte Profile

Join the SP–Arte community! We are the largest art and design fair in South America and we want you to be part of it. Create or update your profile to receive our newsletters and to have a personalized experience on our website and at our fairs.