Última chamada: mostras em galerias paulistanas e cariocas entram em semana final

10 Nov 2014, 9:52 pm

Nesta semana se encerram três mostras em distintas galerias de São Paulo e Rio de Janeiro. São os últimos dias para acompanhar exposições nas galerias Baró, Luisa Strina e Anita Schwartz, todas participantes da SP-Arte em 2014.

“Regenerate”, na Baró Galeria, é primeira exposição individual no Brasil do aclamado chinês Song Dong. Sob curadoria de Sarina Tang, diretora do Currents Art and Music de Nova York, seu título faz referência às instalações que o artista desenvolve a partir de materiais descartados – móveis, portas e janelas de demolição, que remetem às dificuldades econômicas enfrentadas por  Dong ao longo da vida. A mostra fica em cartaz até sábado (15), e a Baró está na Rua Barra Funda, 216, Santa Cecília. Mais informações no site barogaleria.com.

Já a Galeria Luisa Strina tem duas mostras se encerrando nesta sexta-feira (14). Em sua terceira exposição no espaço, “Pintura Moderna”, a argentina Magdalena Jitrik apresenta trabalhos recentes que desdobram temas recorrentes em sua pintura, a planície da paisagem de seu país combinada com monumentos ou esculturas imaginárias, que representam uma aspiração da arte em influenciar a realidade.

A mesma galeria também recebe sua primeira exposição da italiana Anna Maria Maiolino, que adotou São Paulo como lar e ateliê a partir dos anos 1960. Conflitos, assim como temas ligados aos diretos da mulher, são frequentes em suas obras, incluindo os desenhos, fotografias, vídeos e esculturas inéditos que compõem a mostra “Ponto a Ponto”.

Para saber mais sobre as exposições de Jitrik e Maiolino, acesse o site da Luisa Strina. O endereço é Rua Padre João Manuel, 755, Cerqueira César.

Por fim, na galeria carioca Anita Schwartz, “Membrana”, de Angelo Venosa, também entra em seus últimos dias. Pela primeira vez em mais de 30 anos de trajetória, Venosa – expoente da chamada “Geração 80” conhecido por trabalhar com escultura – usa bambu e filamento de plástico em cerca de 20 trabalhos inéditos. A Anita Schwartz fica na Rua José Macedo Soares, 30, na Gávea, e “Membrana” também segue até sexta-feira (14). Mais informações no site da galeria.