SP-Arte lamenta a perda do artista visual Ivens Machado

13 May 2015, 4:56 pm

O artista plástico Ivens Machado faleceu na última terça-feira (12), aos 73 anos de idade, no Rio de Janeiro. Ele caiu de uma escada e não resistiu aos traumas.

Nascido em Florianópolis (SC), o escultor, gravador e pintor foi aluno de Anna Geiger e começou a fazer obras em papel no início da década de 1970, utilizando materiais como folhas pautadas ou quadriculadas, nas quais realizava interferências.

O uso de materiais como ferro, concreto e argila era destaque em seu trabalho, que discutia a memória social e histórica. Suas obras apresentam formas brutas e superfícies irregulares, que evocam o acabamento rústico das casas pobres. Outras peças aludem ao universo sexual, com formas que permitem associações com o corpo humano.

Machado participou por quatro vezes da Bienal de São Paulo (1981, 1987, 1998 e 2004), da Nouvelle Bienal de Paris (1985) e da Bienal do Mercosul. Teve exposições nos maiores museus e galerias nacionais e está presente em diversos acervos e grandes coleções particulares.

Em comunicado, a Galeria Fortes Villaça lamentou o falecimento. “Autor de uma obra importante, o artista foi pioneiro da videoarte no Brasil, além de destacado escultor. Ele foi cedo demais, mas sua obra permanecerá”.

(com informações da Revista Brasileiros)