SP-Arte e Belas Artes anunciam performances selecionadas para a Feira

24 Mar 2016, 6:59 pm

O sucesso da parceria entre a SP-Arte e o Centro Universitário Belas Artes de São Paulo em 2015 incentivou a ampliação do setor Performance para a SP-Arte/2016. Desta vez, o projeto – que no último ano foi protagonizado por alunos recém-formados da instituição – foi aberto para artistas de todo Brasil.

Os inscritos foram avaliados por uma comissão formada por Cauê Alves, professor e coordenador do curso de Artes Visuais da Belas Artes; Solange Farkas, curadora e diretora da Associação Cultural Videobrasil; e Fernanda Feitosa, diretora e idealizadora da SP-Arte.

No total, foram inscritas mais de 100 performances de todo o Brasil e de países como Colômbia, Dinamarca, Portugal e Austrália. Delas, dez foram selecionadas para apresentações em todos os dias do evento.

Após o encerramento da Feira, os dois melhores trabalhos serão premiados: o primeiro lugar será contemplado com dois meses de residência artística (entre agosto e outubro) no Instituto Sacatar, na Ilha de Itaparica, Bahia; e o segundo lugar receberá uma bolsa de estudos para um curso de pós-graduação no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

Confira a lista de projetos selecionados:

Resíduos, de Alexandre D’Angeli
Quando: 06 de abril, das 14h às 16h; 10 de abril das 14h às 16h
Uma performance que dá continuidade a pesquisa do artista Alexandre D’Angeli acerca das interações possíveis entre corpo e espaço e seus vestígios/memórias na busca por aproximações sensíveis com a arquitetura e seus equipamentos. O trabalho propõe pensar os vestígios imateriais resultados da ação do homem nas grandes cidades – sobras de seus projetos, investimentos, trocas e afetos.

Como um jabuti matou uma onça e fez uma gaita de um de seus ossos, de Renan Marcondes
Quando: 06 de abril, das 16h30 às 18h30; 07 de abril, das 16h às 18h30
A performance apresenta ao público a imagem de um corpo masculino subjulgado por um objeto: um sapato de salto alto laranja cujo salto é uma estaca de 30 centímetros. Impossibilitado de ficar em pé e ocupar uma posição ereta, masculina e dominadora, esse corpo transita lentamente pelo plano horizontal através de uma coreografia que condensa imagens referentes à uma objetificação da mulher. A partir da transformação do sapato e da sua colocação em um corpo masculino, o trabalho levanta questões referentes a identidade de gênero e ao papel dos objetos nesse processo.

Lúmen, de João Penoni
Quando: 06 de abril, das 19h às 21h; 07 de abril, das 19h às 21h
Fluxo luminoso. O artista recria o seu próprio corpo. Refaz-se. Em ambiente escuro o seu movimento deixa um rastro de luz. Luzes coloridas piscam do seu corpo acrobata que evolui suspenso por uma barra invisível. A claridade que não é própria do corpo e que só se faz perceber porque é nele refletida é, em Lúmen, “in-corporada”. Através de mecanismos artificiais o performer apresenta um corpo iluminante. A presença viva do artista fica registrada no espaço escurecido da performance.

Carga, de Elfi Nitze
Quando: 07 de abril, das 15h às 16h
A performance constrói-se a partir da ideia do peso mental, onde não há consciência dos atos em si. Nascida no conceito de ligação entre mente e corpo, ela traz o pensamento de que qualquer problemática existente na mente cairá no corpo, caso não se resolva e vice-versa, ou seja, questões corporais também podem atuar sobre a mente.

Sobre o peso nos meus ombros, de Karen Cruz
Quando: 08 de abril, das 14h30 às 16h
A performance tem como configuração uma ação performática onde a artista prende em seu cabelo, dividindo-o por mechas, chumbinhos – também conhecidos por chumbadas. Chumbinhos são pesos utilizados em pescaria, confeccionados, como o próprio nome sugere, a partir do metal chumbo por este apresentar um peso considerável em relação ao seu volume se comparado a outros metais. Os chumbinhos são presos as mechas de cabelo por toda a extensão da cabeça da artista. A fixação destes se dá por meio de elásticos, previamente fixados às peças de chumbo. Em testes, a artista já chegou a utilizar cerca de 4kg de chumbinhos, buscando explorar os limites que seu corpo impõe.

Ensaio sobre o caos, de Baillistas
Quando: 08 de abril, das 17h às 19h30; 09 de abril, das 13h30 às 16h30
A performance baseia-se na realização de uma série fotográfica com bailarinos, figurinos, maquiadores e os quatro integrantes do coletivo trabalhando como o fazem em meio à cidade de São Paulo.

A filosofia do Ralo, de Cadu Ribeiro
Quando: 08 de abril, das 19h às 21h
Compreendida como uma performance de dança, é uma intervenção corporal que tem como poética o romance O retrato de Dorian Gray, de Oscar Wilde. O homem-ralo é a figuração performática de um dos personagens do romance: Basil, o pintor apaixonado de Dorian, que nesta intervenção caminha/dança sobre diferentes espaços. Carregando um objeto cênico criado para a performance, uma espécie de parangolé de ralos sobre as costas, o artista se locomove com este peso opressor que lhe dá uma corporeidade própria.

Permanência para um Encarnado, de Luanna Jimenes
Quando: 09 de abril, das 16h30 às 19h30
Consiste na permanência da artista por longa duração caracterizada pelo traje. A presença que sustenta o trabalho é a expansão da respiração com dimensões e tempos orgânicos, sendo portanto um expandir/recolher até limites extremos, alternando uma figura grande a outra pequena próxima do chão. As pausas durante o percurso permitem múltiplas leituras para o observador e interferem no espaço em silêncio. O traje de tecido preto encorpado e com algum brilho cobre todo o corpo confundindo-o com um objeto. A artista se desloca completamente coberta apenas com um olho revelado até o local da permanência e ali desfigura.

O som do trovão, de N Jeans
Quando: 09 de abril, das 19h30 às 21h; 10 de abril, das 12h às 14h
Existem muitas coisas que incorporam sensações de medo e desespero, e uma grande tempestade pode ser uma delas. No entanto, as tempestades podem ser de diferentes formas na vida, ou não? Nunca sabemos como e nem quando seremos atingidos pela próxima ou se não seremos atingidos mais… Então vale a pena recorrer ao medo? Em um vasto vale; luz, corpo, sons e trovões se confundem em meio aos devaneios mentais que mentes psicóticas podem, devem ou não ter com relação aos percursos que a linha de uma vida pode percorrer e entre seus diálogos com o sentido.

É arte ou bala?, de Lucas Takahaschi
Quando: 10 de abril, das 16h às 18h
O espaço de arte reflete seu público-alvo e influência diretamente no status e no valor da obra, o que intrinsicamente causa a valorização do artista e induz o consumidor a um sistema hermético de colecionadores e seus produtores. Porém, como seria se esta obra fosse apenas uma bala? E se este artista fosse apenas um vendedor? Como se estabeleceria a relação com esse consumidor já habituado ao circuito de arte?

#sparte2016

SP–Arte Profile

Join the SP–Arte community! We are the largest art and design fair in South America and we want you to be part of it. Create or update your profile to receive our newsletters and to have a personalized experience on our website and at our fairs.