Sete lançamentos editoriais sobre arte, fotografia e design

21 Dec 2017, 5:51 pm

Lançamentos de livros sobre arte, fotografia e design movimentaram o fim de 2017. Confira sete publicações divulgadas nos últimos meses do ano.


X-Range, de Regina Vater 

Mais de 70 casas foram fotografadas por Regina Vater para a primeira edição de “X-Range”, nos anos 1970. Entre tantos que abriram seus lares, apenas alguns foram selecionados para publicação, como os artistas Hélio Oiticica, Lygia Clark, John Cage e Vito Acconci. Na ocasião, cada registro ganhou também um poema e intervenções manuais, como rasgos e dobras (eram apenas 30 exemplares). Com edição de Pedro Vieira, a obra foi republicada no fim de outubro. Mesmo com uma tiragem maior, o editor repetiu certas ações da artista, intervindo manualmente em todas as 1500 impressões. Está na lista de melhores do ano da Revista Zum (Ikrek Edições, 8 lâminas).

 

(imagem: divulgação)


“Contraditório: arte, globalização e pertencimento”, de Moacir dos Anjos

Como as mudanças tecnológicas e a globalização podem afetar a produção artística? Como a arte absorve contradições latentes na contemporaneidade? Essas são algumas das questões que guiam a reflexão em “Contraditório: arte, globalização e pertencimento”, livro de Moacir dos Anjos lançado em novembro de 2017. Pesquisador da Fundação Joaquim Nabuco, no Recife, o autor foi curador da 29ª Bienal de São Paulo (2010) e de diversas exposições no Brasil (Editora Cobogó, 176 págs.).

 

(imagem: divulgação)


“Baiacu”, de Laerte & Angeli (orgs.)

Com sua primeira edição lançada em novembro, “Baiacu” marca a volta de uma das duplas mais famosas da ilustração brasileira. Angeli e Laerte selecionaram dez artistas que, durante duas semanas, trabalharam juntos para conceber uma obra que experimenta com a linguagem das histórias em quadrinhos, da poesia, da prosa e da fotografia. Aos dez artistas, juntaram-se os próprios editores, que colaboraram com desenhos e histórias, e mais cinco escritores e poetas (Editora Todavia, 320 págs.).

 

(imagem: divulgação)


“Pássaros do Brasil e algumas histórias”, Adriana Varejão

Primeiramente publicado em francês, “Pássaros do Brasil e algumas histórias” foi lançado em dezembro em português. Nele, a artista Adriana Varejão convida crianças a colorirem alguns pássaros típicos do Brasil, como o bem-te-vi e o joão-de-barro. Cada ilustração acompanha um texto sobre as diferentes espécies. A ideia surgiu após viagem da autora à Amazônia, quando conheceu os índios Yanomami e ficou encantada pelos desenhos que eles faziam das aves da região (Editora Cobogó, 24 págs.).

 

(imagem: divulgação)


“Poema/Processo: Uma Vanguarda Semiológica”, de Gustavo Nóbrega (org.)

Projeto lançado em dezembro pela Galeria Superfície, em São Paulo, “Poema/Processo: Uma Vanguarda Semiológica” faz um panorama da poesia visual no Brasil e documenta as principais obras produzidas pelo grupo Poema/Processo entre os anos 1960 e 1980. A publicação reúne 200 imagens do movimento que teve como um dos precursores o artista Wlademir Dias Pino. Com organização de Gustavo Nóbrega, o livro conta ainda com textos históricos escritos por Frederico Morais, Moacy Cirne, Álvaro de Sá, Neide Sá, Frederico Marcos, Anchieta Fernandes, e, o mais recente deles, o texto do curador e pesquisador Antonio Sergio Bessa (WMF Martins Fontes, 320 págs.).

 

(imagem: divulgação)


“Sergio Rodrigues / Designer”, de Baba Vacaro e Fernando Mendes (org.)

“Sergio Rodrigues / Designer” resgata o papel do arquiteto Sergio Rodrigues na renovação do mobiliário produzido no país. Com organização de Baba Vacaro e Fernando Mendes, a publicação analisa a obra de Rodrigues da perspectiva do desenho e ressalta o conhecimento que o designer possuía dos detalhes da fabricação de um móvel. O livro reúne ainda um caderno de croquis, com reproduções do traço original, e um ensaio fotográfico de Fernando Laszlo, revelando o processo criativo de Sergio Rodrigues desde a criação até a forma final de cada peça (Editora BEI, 240 págs.).

 

(imagem: divulgação)


“Rubens Matuck: tudo é semente”, de Rosely Nakagawa (org.)

O objetivo de “Rubens Matuck: tudo é semente”, organizado por Rosely Nakawaga, também curadora da mostra homônima que o paulista apresentou em 2015, é apresentar ao leitor a história completa do trabalho do artista, composto por pinturas, gravuras, esculturas e ilustrações com temas que envolvem a natureza. Com uma grande documentação fotográfica das obras, o livro traz colaborações de Norval Baitello Junior, professor de semiótica da PUC-SP, Rui Moreira Leite, arquiteto e pesquisador de arte, Ana Miranda, escritora, Luiz Tatit, músico e pesquisador, entre outros (Edições Sesc, 392 págs.).

 

(imagem: divulgação)

 

#respirearte

SP–Arte Profile

Join the SP–Arte community! We are the largest art and design fair in South America and we want you to be part of it. Create or update your profile to receive our newsletters and to have a personalized experience on our website and at our fairs.