Segunda edição do Festival Valongo povoa Santos com intensa programação sobre fotografia

5 Oct 2017, 5:54 pm

Percorrer o centenário centro histórico de Santos este fim de semana vai ter um charme mais do que especial. A cidade do litoral paulista sedia, pela segunda vez, o Valongo Festival Internacional da Imagem 2017. A programação, que inclui exposições, workshops e conversas com especialistas e fotógrafos, acontece em dez pontos diferentes da região, até domingo, 8 de outubro. E ainda dá pra percorrer parte do roteiro de bondinho!

Artistas e curadores como Cristina de Middel, Denise Gadelha, Jaime Lauriano, Jonathas de Andrade e Horário Fernández refletem sobre os rumos da fotografia e da produção imagética no Brasil e no mundo em diferentes encontros que fazem parte da Arena, espaço de debates do Festival. O Teatro Guarany, o Museu Pelé e os Arcos do Valongo concentram essa programação.

Dentre as exposições, destaque para “Excessocenus”, dos fotógrafos Cristina de Middel e Bruno Morais, na Casa da Frontaria Azulejada, e “Visões de um poema sujo”, de Márcio Vasconcelos, nas Ruínas do Valongo. A cenografia em perfeita harmonia com prédios históricos é um marco nas duas mostras.

Middel e Morais fotografam os diferentes excessos da vida contemporânea – como o excesso de informação e da ação do homem sobre a natureza. O pano de fundo é o continente africano, por onde os artistas se aventuraram a registrar os clichês dos exageros – como eles próprios descrevem o trabalho. “A ideia do projeto surgiu quando vimos uma notícia que a Terra entrou em uma nova era geológica; dessa vez, marcada imensamente pelo impacto do homem”, afirmou Cristina de Middel na mesa de abertura do Festival.

Vasconcelos, como o nome da exposição anuncia, traz poesia em forma de fotografia. Em uma linguagem própria, o fotógrafo faz uma releitura da obra “Poema sujo”, do maranhense Ferreira Gullar, e registra uma São Luís (capital do Maranhão) vislumbrada até então apenas nos versos do poeta. Para completar a experiência, trechos da narrativa ganham vida na voz de artistas como Zeca Baleiro. Com texto de Diógenes Moura, o projeto foi premiado com o Marc Ferrez de Fotografia, em 2014.

Laboratórios e workshops também se espalham por diversos prédios da cidade com trabalhos de artistas como Letícia Lampert, André Penteado e Lucas Lenci. O Espaço Coletivo de Publicações reúne os fotolivros desta edição – a sede da Livraria Madalena no Valongo, a Feira Plana e um encontro do Clube de fotolivro acontecem por lá.

Confira a programação completa aqui!

Valongo Festival Internacional da Imagem 2017
Santos, São Paulo
4 a 8 outubro

 

#respirearte

SP–Arte Profile

Join the SP–Arte community! We are the largest art and design fair in South America and we want you to be part of it. Create or update your profile to receive our newsletters and to have a personalized experience on our website and at our fairs.