Saiba mais sobre Haroon Gunn-Salie, ganhador do Prêmio SP-Arte/Videobrasil

10 Oct 2015, 10:14 pm

Representado pela galeria sul-africana Goodman Gallery – um dos expositores em destaque na SP-Arte/ 2015 –, Haroon Gunn-Salie é bacharel em escultura pela Michaelis School of Fine Art, University of Cape Town, África do Sul, 2012. Natural de Cidade do Cabo, ele atua a partir de uma prática colaborativa baseada em diálogo e trocas.

Procurando traduzir histórias orais em intervenções e instalações, que frequentemente envolvem esculturas e site-specific, suas criações convidam o espectador a nelas tomar parte e assim complementá-las.

O engajamento do artista enquanto prática social localmente atuante, mas que almeja alcance universal, é atestado pela abordagem de temas como as remoções forçadas ocorridas durante o Apartheid e o papel do Islã na resistência a esse regime.

A obra ganhadora do I Prêmio SP-Arte/Videobrasil, “Sunday Beast” (Roupa de domingo, em tradução livre), que compõe a mostra Panoramas do Sul | Obras selecionadas, no Sesc Pompeia, embora não tenha grandes dimensões, pode ser entendida como um monumento – ou um antimonumento. Trata-se de um tributo do artista aos passeios que fazia pelo centro da Cidade do Cabo aos domingos, na infância.

#19festival #19SescVideobrasil

SP–Arte Profile

Join the SP–Arte community! We are the largest art and design fair in South America and we want you to be part of it. Create or update your profile to receive our newsletters and to have a personalized experience on our website and at our fairs.