Roberto Alban Galeria de Arte abre individual de Almandrade em Salvador

12 Jun 2015, 7:51 pm

A Roberto Alban Galeria, em Salvador, abre na quinta-feira (18) uma mostra individual do artista plástico Almandrade.

A galeria, que estreou na SP-Arte na edição 2015, apresentou exclusivamente trabalhos do expoente baiano da arte conceitual na seção Solo da Feira, sob curadoria de Rodrigo Moura.

Na exposição “Entre a Palavra e o Conceito”, curada pelo francês Marc PottierAlmandrade ocupa as três salas expositivas do espaço, onde poderão ser vistos os diversos suportes e linguagens: poemas visuais, desenhos, pinturas , projetos de instalações, esculturas e objetos.

Algumas dessas obras de época são documentos de uma década situada entre o AI-5, de 1968, e a abertura política brasileira, no início dos anos 1980. Ao longo de sua trajetória, o artista se reinventa e flerta com o contemporâneo.

O trabalho de Almandrade, iniciado em meio ao vigor criativo que marcou a produção artística da década de 1970, tem um traço muito particular: representa a própria universalidade da arte, alternando-se entre a estética construtivista européia e a arte concreta e experimental que explodiu no Brasil na década de 1950, sustentada por nomes como Amilcar de Castro, Lygia Clark, Hélio Oiticica, entre outros.

“Entre a Palavra e o Conceito” fica em cartaz até 18 de setembro, e a Roberto Alban Galeria está na Rua Senta Pua, 53, Ondina, Salvador (BA). Mais informações no site.

SP–Arte Profile

Join the SP–Arte community! We are the largest art and design fair in South America and we want you to be part of it. Create or update your profile to receive our newsletters and to have a personalized experience on our website and at our fairs.