Retrospectiva 2017: o ano pelos olhos da SP-Arte

22 Dec 2017, 9:33 am

Enquanto muita gente já está na contagem regressiva para 2018, aqui na SP-Arte nós decidimos fazer um último balanço do ano que está terminando. Afinal, 2017 tem sido bastante intenso e ainda está muito vivo na memória! As últimas edições da SP-Arte e da SP-Arte/Foto garantiram mais uma vez o lugar de destaque dos nossos eventos nos calendários nacional e internacional. Conquistas por um lado, alertas por outro. Sexualidade, nudez, erotismo e classificação etária ganharam os holofotes e provocaram acaloradas discussões, colocando em xeque a livre manifestação artística no país.

Confiram uma lista com alguns destaques.


A sexualidade inflamou discussões nas artes em 2017. O início da grita veio com a mostra Queermuseu, em Porto Alegre, quando uma campanha voltada contra o teor de algumas obras, em especial “Cena do interior II”, de Adriana Varejão, levou à retirada da exposição de cartaz. Em outubro, estreou no Masp a maior exposição do ano, Histórias da Sexualidade. No auge das discussões, o museu optou por abrir a mostra proibida para menores de 18 anos.

 

Leia mais


Em setembro, a presença de uma criança acompanhada da mãe durante uma performance de um artista nu provocou a ira de alguns setores da sociedade. O assunto gerou tal comoção que influenciou o Masp a adotar a classificação etária no mês seguinte para “Histórias da sexualidade”. Conversamos com especialistas que repercutiram os riscos em privar crianças do contato livre com a arte e lembraram de grandes artistas da história que contaram com esta liberdade na infância para desenvolver seus dons.

 

Leia mais


Desde que o artista visual Wagner Schwartz entrou no centro de uma polêmica após realizar uma performance nu no MAM-SP na presença de uma criança, a performance entrou na roda de debates em círculos onde havia pouca ou nenhuma familiaridade com este estilo artístico. Fomos atrás da história da performance para desvendar os significados desta linguagem e o papel do corpo no seu resultado.

Leia mais


Alguns dos mais importantes museus e galerias do mundo estão se rendendo à arte brasileira. De Tarsila do Amaral, passando por Jonathas de Andrade e chegando ao muralista Eduardo Kobra, nossos artistas estão ganhando cada vez mais espaço no calendário artístico internacional. Preparamos uma lista com alguns dos principais nomes que estão em cartaz fora do país.

 

Leia mais


Um estudo realizado pela empresa norte-americana DScout em 2016 chegou à conclusão de que em média gastamos mais de duas horas e meia por dia olhando para a tela do celular. Atendendo a este público, vários apps já proporcionam experiências incríveis para quem ama arte, mas nao desgruda do seu smartphone. Confiram as nossas dicas!

 

Leia mais


A abertura da uma nova sede do Louvre em Abu Dhabi, um dos símbolos do novo e endinheiradíssimo mundo árabe, chamou a atenção para a grandiosidade do prédio e as formas arrojadas de sua arquitetura. Mas este não é o único exemplar. Fizemos uma lista com os museus mais grandiosos da era contemporânea e mostramos que Europa e EUA disputam em peso de igualdade com o resto do mundo como sedes destes supermuseus.

Leia mais


Na primeira temporada do SP-Arte/Live, convidamos mulheres influentes em diferentes campos das artes visuais para conversas sobre trajetórias e desafios de cada carreira artística. Camila Bechelany, Jaqueline Martins, Carla Chaim, Simonetta Persichetti e Teodora Carneiro conversaram ao vivo com nossa equipe e também responderam a perguntas dos nossos seguidores sobre o dia a dia de suas atividades.

 

Leia mais


A 13ª edição da SP-Arte aconteceu de 5 a 9 de abril no Pavilhão da Bienal, em São Paulo, com a participação de 134 celebradas galerias nacionais e internacionais de arte e 25 galerias brasileiras de design. Ao longo de cinco dias, 30 mil pessoas passaram pelo Pavilhão – número 10% maior que o do ano anterior e recorde do evento. Neste ano, estrearam as visitas guiadas da SP-Arte, oferecidas gratuitamente a mais de mil pessoas.

 

Leia mais


Entre os dias 23 e 27 de agosto, o JK Iguatemi recebeu a 11ª edição da SP-Arte/Foto, principal evento de fotografia do circuito brasileiro. O evento contou com exposições, debates e lançamentos de livros e, pela primeira vez,teve visitas guiadas gratuitas, que se tornaram um dos pontos altos da edição. A Semana SP-Arte/Foto teve como ponto de largada, na galeria Vermelho, o evento de Livrotecagem + Escambo de fotolivros. Ao total, contou com um público de cerca de 17 mil pessoas.

 

Leia mais 

 

#respirearte

SP–Arte Profile

Join the SP–Arte community! We are the largest art and design fair in South America and we want you to be part of it. Create or update your profile to receive our newsletters and to have a personalized experience on our website and at our fairs.