Representação e autorrepresentação na era dos dispositivos são temas do festival Paraty em Foco

21 Sep 2015, 6:03 pm

O Paraty em Foco Festival Internacional de Fotografia promove há 10 anos discussões contemporâneas acerca da imagem. Em sua 11a edição, coordenada por Iatã Canabrava e com início nesta quarta-feira (23), o evento propõe um debate sobre a representação e a autorrepresentação na era dos dispositivos eletrônicos.

Entre os convidados estão o fotógrafo finlandês Arno Rafael Minkkinen – recente ganhador de bolsa do Guggenheim –, o francês Antoine D’Agata – conhecido por retratar a decadência humana com doses de sexo, drogas e escuridão em séries como “Anticorps” – e o brasileiro Christian Cravo – que traz reflexões sobre sua experiência familiar no processo de criação.

Além de grandes fotógrafos, o Paraty em Foco recebe curadores como o espanhol Horacio Fernandes, o argentino Rodrigo Alonso, o mexicano Francisco Matas Rosa e o brasileiro Agnaldo Farias, que dão corpo teórico às discussões sobre representação e trazem reflexões de pensadores da imagem.

 

Workshops, exposições e programação

Os fotolivros – forte tendência do mercado e tema de debates e lançamentos na SP-Arte/Foto/2015 – são destaque em uma oficina ministrada pelo autor australiano Max Pam. Ele e seu filho Jack, especialista em edições artesanais, irão auxiliar os participantes na produção de suas próprias publicações.

Ao todo serão ministrados 20 workshops neste Paraty em Foco.

Também acontecem ocupações e projeções por todo o Centro Histórico da cidade, lançamentos, conversas e encontros informais, além de escambos fotográficos, um programa de formação para moradores da cidade e outras atividades.

 

Serviço

O festival segue até domingo (27) e as entrevistas e mesas de debates têm entrada gratuita. O endereço: Praça da Matriz, s/n˚, no Centro Histórico de Paraty. As exposições e projeções também são livres. Já os workshops têm informações sobre valores no site: paratyemfoco.com.

SP–Arte Profile

Join the SP–Arte community! We are the largest art and design fair in South America and we want you to be part of it. Create or update your profile to receive our newsletters and to have a personalized experience on our website and at our fairs.