Projeto Latitude lança novo estudo sobre o mercado brasileiro de arte

21 Sep 2015, 3:19 pm

O Projeto Latitude lançou neste mês de setembro os resultados da 4a Pesquisa Setorial Latitude, conduzida pela pesquisadora Prof.ª Dr.ª Ana Letícia Fialho (USP) em nome do Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, parceria entre a ABACT (Associação Brasileira de Arte Contemporânea) e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).

A pesquisa analisa o desempenho das galerias em 2014, ano com contexto econômico desfavorável, Copa do Mundo e eleições. Ainda assim, os resultados apontam surpreendente continuidade do crescimento do setor, atestado por 51% das galerias pesquisadas, com 47% delas registrando aumento na equipe de trabalho.

Segundo a pesquisadora, apenas 14,6% das galerias informou crescimento negativo e não foram relatadas demissões.

“As maiores dificuldades enfrentadas pelas galerias foram a instabilidade econômica do país, a alta carga tributária e, da parte das galerias mais jovens, a dificuldade de acesso aos colecionadores institucionais”, coloca Fialho.

A área como um todo aumentou a sua participação em feiras de arte nacionais e internacionais, atingindo a média de cinco eventos do tipo por galeria. Feiras como a SP-Arte e a SP-Arte/Foto se consolidaram como principais plataformas de negócios.

O peso dos colecionadores privados brasileiros segue bastante significativo, sendo responsáveis por 73% do volume de negócios realizados. O mercado nacional foi responsável por 85% das vendas e o internacional por 15%.

A internacionalização segue em processo: 75% das galerias atestou vendas para o mercado internacional no ano passado. Os principais destinos para a arte contemporânea brasileira foram Estados Unidos, Colômbia, Reino Unido, França, Suíça e Espanha. Foram vendidas pelo menos 114 obras para 24 instituições internacionais, com destaque para o Guggenheim, que foi a instituição com maior número de aquisições de obras de galerias brasileiras em 2014.

A íntegra da 4a Pesquisa Setorial Latitude está disponível na íntegra no site latitudebrasil.org.

(Com informações do Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad)