Prêmio Marcantonio Vilaça chega à sua sétima edição

18 Feb 2019, 6:34 pm

O galerista Marcantonio Vilaça (1962–2000) foi uma das figuras responsáveis pela projeção internacional da arte contemporânea brasileira a partir dos anos 1980, ao promover a participação de artistas nacionais em bienais, feiras e museus no exterior.

Essa vocação é homenageada através do Prêmio Indústria Nacional Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas – iniciativa que busca incentivar a produção e exibição da arte contemporânea no país.

Em seis edições, ao longo de quinze anos, o Prêmio agraciou mais de trinta artistas de todas as regiões. Além de receberem uma bolsa de trabalho, os autores são acompanhados por um curador de arte durante um ano e têm suas obras catalogadas e apresentadas em exposições itinerantes. Entre eles, estão Thiago Rocha Pitta, Sara Ramo, Lucia Laguna, Henrique Oliveira, André Komatsu, Jonathas de Andrade, Virginia de Medeiros, Jaime Lauriano e Rochelle Costi. As inscrições para a premiação 2019-2020 estão abertas até 10 de março.

Paralelamente ao Prêmio, acontece também a quarta edição do Projeto Arte e Indústria, que visa homenagear artistas cujos processos de criação estão relacionados à produção industrial. Desta vez, o destaque será a carioca Anna Bella Geiger.

Assim como a SP-Arte, o Prêmio Marcantonio Vilaça comemora quinze anos de trajetória em 2019 e participará do Festival Internacional de Arte de São Paulo promovendo o trabalho dos artistas premiados em sua última edição. A SP-Arte acontece de 3 a 7 de abril, no Pavilhão da Bienal. Em breve, mais informações sobre a programação!

 

#sparte2019

#respirearte

SP–Arte Profile

Join the SP–Arte community! We are the largest art and design fair in South America and we want you to be part of it. Create or update your profile to receive our newsletters and to have a personalized experience on our website and at our fairs.