Portas Vilaseca Galeria destaca instalação de Jorge Soledar baseada em romance de Clarice Lispector

15 Mar 2016, 1:19 pm

A Portas Vilaseca Galeria, no Leblon, Rio de Janeiro, abre na próxima terça-feira (22) a mostra “Macabéa”, de Jorge Soledar.

Em sua primeira individual no espaço, com curadoria de Olivia Ardui, o artista apresenta a instalação homônima, que consiste em uma leitura de “A Hora da Estrela”, de Clarice Lispector. A célebre novela é ambientada na capital fluminense e descrita pela escritora como “a história de uma moça (alagoana) que, de tão pobre, só comia cachorro-quente”.

Soledar propõe um olhar crítico ao êxodo para o Sudeste e suas produções de sujeições, tanto afetiva, quanto econômica, resultantes do chamado “milagre econômico” e aprofundadas pela ditadura militar nos anos 1970.

A instalação evoca uma aparição da personagem entre a escultura e a intervenção, e revela também interesses do artista pelo imaginário do cinema nacional dos anos 1980, que visou retratar processos de desumanização.

“Macabéa” permanece em cartaz até 23 de abril. Anote o endereço da Portas Vilaseca: Avenida Ataulfo de Paiva, 1079, Loja 109, Subsolo, Leblon. Mais informações no site da galeria.