No Rio, Luciana Caravello Arte Contemporânea abre individual de James Kudo

23 Oct 2015, 11:50 am

A Luciana Caravello Arte Contemporânea, em Ipanema, no Rio de Janeiro, inaugura neste sábado (24) “Epítome da Paisagem”, de James Kudo.

A imigração japonesa e a cidade natal do artista, Pereira Barreto (SP), são o tema da individual. As 13 obras expostas prestam também uma homenagem ao artista uruguaio Joaquim Torres Garcia, forte influência em seu trabalho e que teve 80 telas destruídas no incêndio do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM) em 1978.

O avô de Kudo escolheu a região do noroeste de São Paulo para se estabelecer no início do século passado. Junto com ele veio um grande número de japoneses que urbanizaram uma região de fazendas e lhe deram o nome de Novo Oriente. Por causa da guerra, o lugarejo passou a se chamar Pereira Barreto. Nos anos 1990, a construção de uma usina hidrelétrica (Três Irmãos) próxima alagou grande parte da cidade, inclusive a casa do avô, onde o artista viveu até os nove anos de idade.

Os trabalhos apresentados tomam por base as mudanças ocorridas nesse cenário e as memórias de Kudo, que soam como um recorte de imagens em sua cabeça: prazeres, alegrias, águas (usina) e florestas.

“Epítome da Paisagem” fica em cartaz até 26 de novembro. Anote o endereço: Rua Barão de Jaguaripe, 387, Ipanema. Para mais informações, acesse o site da galeria.

SP–Arte Profile

Join the SP–Arte community! We are the largest art and design fair in South America and we want you to be part of it. Create or update your profile to receive our newsletters and to have a personalized experience on our website and at our fairs.