Museus e galerias do mundo inteiro abrem as portas para artistas plásticos brasileiros

27 Oct 2017, 3:18 pm

Alguns dos mais importantes museus e galerias do mundo estão se rendendo à arte brasileira. De Tarsila do Amaral, passando por Hélio Oiticica e chegando ao muralista Eduardo Kobra, nossos artistas estão ganhando cada vez mais espaço no calendário artístico internacional.

Preparamos uma lista com alguns dos principais nomes que estão em cartaz fora do país neste momento. Embarque com a gente!

 

#respirearte


Quem: Lais Myrrha

Onde: Blantom Museum of Art, em Austin (EUA)

Quando: de 9/12 a 25/2/2018

 

Lais Myrhha aborda as falhas do projeto modernista no Brasil usando a arquitetura e seus materiais primários como principais elementos. O vídeo Infinite Column mostra sacos de cimento empilhados em uma única coluna, cada vez mais instável.

 



Quem: Rosana Paulino

Onde: Museu Padrão dos Descobrimentos, em Lisboa (Portugal)

A mostra, cujos trabalhos da mesma série a artista expôs pela primeira vez na Galeria Superfície em 2016, investiga o aniquilamento e subjugação das populações negras através da escravidão, tendo a ciência, a religião e a ideia de progresso sido usadas para justificar os mais aterrorizadores abusos.

 

(Imagem: divulgação)


Quem: Mauro Piva

Onde; Galeria Espacio Mínimo. Madri (Espanha)

Quando; 4/11/2017 a 13/1/2018

 

A exposição é composta por um conjunto de trabalhos, quase todos eles feitos em papel, criados especificamente para este projeto. O artista dá continuidade ao seu trabalho de pesquisa com o uso de materiais descartados. Na mostra o público vai conferir obras típicas do processo de trabalho de Mauro Piva e também referências a artistas espanhóis.

 

(Imagem: divulgação)


Quem: Cildo Meireles
Onde: Tate Modern. Londres (Inglaterra)
Quando: Exposição permanente

“Babel” é uma das obras do artista plástico carioca Cildo Meireles que estão expostas na Tate Modern. A torre tem cinco metros de altura e foi construída com 800 aparelhos de rádio, cada um sintonizado em uma estação diferente no menor nível do volume. Cada aparelho usado ali tem um tamanho, formato e época. Eles vão decrescendo de tamanho do chão até o teto.

 

(imagem: “Babel”, de Cildo Meireles)


Quem: Anna Maria Maiolino
Onde: The Museum of Contemporary Art. Los Angeles (EUA)
Quando: 4/8 a 22/1/2018

Esta é a primeira retrospectiva da artista em um museu americano e traz trabalhos produzidos desde o início da década de 1960 até hoje. Os visitantes têm a oportunidade de conhecer parte da história da arte brasileira e os principais movimentos artísticos pós-Guerra.

 

(imagem: Obra de Anna Maria Maiolino, em exposição no The Museum of Contemporary Art, em Los Angeles. Por Brian Forrest)


Quem: Tarsila do Amaral
Onde: Art Institute of Chicago. Chicago (EUA)
Quando: 7/10 a 7/01/2018

Organizada em parceria pelo MoMA e pelo Instituto de Artes de Chicago, a mostra é a primeira inteiramente dedicada a Tarsila nos EUA. São 120 peças, incluindo pinturas, desenhos e documentos históricos, que traçam um rico panorama de uma das mais importantes pintoras brasileiras da história.

 

(imagem: “Abaporu”, de Tarsila do Amaral, 1928. Museo de Arte Latinoamericano de Buenos Aires—Fundación Constantini)


Quem: Hélio Oiticica, Anna Maria Maiolino, Darcílio Lima e Abraham Palatnik
Onde: The MET Museum. Nova York (EUA)
Quando: 13/8 a 14/1/2018

Tempos delirantes exigem uma arte delirante é o mote da exposição “Delirious. Art at The Limit of Reason” que ocupa o Met Breuer com mais de 100 obras, de 62 diferentes artistas, entre eles os brasileiros Hélio Oiticica, Anna Maria Maiolino, Darcílio Lima e Abraham Palatnik. A mostra traça um cenário da ousadia das obras criadas entre os anos 1950-60.

 

(imagem: “In-Out (Antropofagia)”, de Anna Maria Maiolino. Cortesia de Hauser & Wirth)


Quem: Waldemar Cordeiro
Onde: MoMA. Nova York (EUA)
Quando: 13/11 a 8/4/2018

A obra “Gente Ampli*2”, de Waldemar Cordeiro, foi selecionada para compor a exposição, que destaca como artistas, arquitetos e designers que estavam na vanguarda artística e tecnológica entre 1959 e 1989 utilizaram a computação como meio de expressão. John Cage, Lejaren Hiller, Stan VanDerBeek e Cedric Price também estão na mostra.

 

(imagem: “Thinking Machines: An Evening with Beryl Korot”, de Zabet Patterson e Tamiko Thiel)


Quem: Eduardo Kobra
Onde: Mumbai (Índia)
Quando: Permanente

Depois de Rio de Janeiro, Tóquio, Nova York, São Paulo e Dubai, além de inúmeras outras cidades, desta vez Eduardo Kobra inaugura um novo supermural na Índia. A imagem do líder pacifista Mahatma Gandhi em uma estação de trem de Mumbai está em processo de finalização e terá 30 metros de altura por 14 de largura.

 

(imagem: divulgação)


Quem: Anna Bella Geiger
Onde: La Casa Encendida, Madri, Espanha
Quando: 28/8 a 7/1/2018

Cerca de 100 obras, entre vídeos, fotografias, livros e fotocolagens, compõem a mostra. Dividida entre a geografia física e a geografia humana, a artista reflete sobre o colonialismo, sobre estereótipos culturais e sobre a hegemonia do ponto de vista masculino nos discursos em geral.

 

(imagem: “História do Brasil: Little Girls and Boys”, de Anna Bella Geiger)


Quem: José Leonilson
Onde: Visual Arts at America Society. Nova York (EUA)
Quando: 27/9 a 3/2/2018

 

A morte precoce de José Leonilson no início dos anos 1990, provocada pela Aids, não impediu a continuidade de sua obra. Neste mês, 24 anos após sua morte, a Sociedade Americana de Artes Visuais presta uma homenagem a Leonilson, reunindo cerca de 50 trabalhos da sua maturidade artística.

 

(imagem: “Empty Man”, de José Leonilson. Cortesia de Família Bezerra Dias/Projeto Leonilson)


Quem: Carmela Gross

Onde: Es Baluard / Museu de Arte Contemporânea de Palma de Mallorca (Espanha)

Quando:10/11 a 1/4/2018

A exposição coletiva Where are we going é parte de uma trilogia que reúne artistas com diferentes linguagens com o intuito de discutir as migrações e a diásporas dos dias atuais. Além de Carmela Gross, o cubano Félix-Gonzalez Torres e o também brasileiro Paulo Nazareth participam da mostra. 


Quem: Marcelo Cidade

Onde: Museu de Arte Contemporânea de Detroit (EUA)

Quando: 8/9 a 8/1/2018

Sonic Rebellion- Music as Resistance reúne cerca de 80 artistas promove uma intersecção entre arte, música e política para falar do legado musical em Detroit.  A mostra faz um paralelo dos protestos do passado e incapacidade para resolver as questões raciais nos EUA ainda hoje.

 

 

(Imagem: Monumento ao Monumento)


Quem: Cinthia Marcelle

Onde: Museu Thyssen-Bornemisza, em Madri (Espanha)

Quando: 7/11 a 28/1/2018

 

Como parte da comemorações de seus 25 anos, o museu espanhol promove a mostra Lección de Arte, convidando o público a refletir sobre o papel educativo dos museus na nossa sociedade.

 

(Imagem: Cinthia Marcelle, Sobre este Mundo, por Matheus Rocha Pitta)

 


Quem: Angela Detanico e Rafael Lain

Onde: Museu de Arte Moderna, Estocolmo (Suécia)

Quando: 21/10 a 21/1/2018

 

Manipulate the World é o nome dessa exposição coletiva, baseada num texto de 1964 escrito por Öyvind Fahlström que na época afirmava que o mundo podia ser manipulado por qualquer pessoa. Trazendo a afirmação para os dias de hoje, a mostra discute como isso pode ser aplicado em um período que presenciamos fatos alternativos, verdades relativas e narrativas fragmentadas.


Quem: Jonathas de Andrade

Onde: Museu de Arte Contemporânea de Chicago (EUA)

Quando: 19/8 a 1º/4/2018

O alagoano Jonathas de Andrade foi um dos artistas escolhidos para participar do projeto We Are Here, que comemora os 50 do museu. Dividida em três etapas com diferentes exposições, a exposição reuniu um grupo de várias etapas e que trabalha com diferentes linguagens com o intuito de rediscutir os pontos de vista dos artistas sob a ótica do período atual.

 


Quem: Loja Etel

Onde: Milão (Itália)

Quando: a partir de 9/11

 

O design brasileiro está desembarcando em grande estilo em Milão, cidade que é um dos maiores pólos internacionais do design do mundo. A Etel finca sua bandeira pela primeira vez fora do Brasil e inaugura sua loja na charmosa Via Pietro Maroncelli. Para a inauguração, a seleçao de peças inclui criações de Lasar Segall, Oscar Niemeyer, Lina Bo Bardi e Jayme Fonseca Rodrigues.

 

(Imagem: Rio Rocking Chair, por Oscar Niemeyer)


Quem: Lucas Simões

Onde: Sevilha (Espanha)

Quando: até 4/3/2018

Lucas Simões participa da exposição A Thousand Roaring Beasts: Display Devices for a Critical Modernity, no Centro Andaluz de Arte Contemporáneo, em Sevilha, Espanha.

 

(imagem: divulgação)


Quem: Sandra Cinto

Onde: Cincinnatti / EUA

Quando: até 24/7/2018

O movimento da água tornou-se cada vez mais importante no trabalho da artista brasileira Sandra Cinto, de paisagens marinhas agitadas e ondas oceânicas rítmicas até as graciosas cascatas das geleiras. Nesta instalação imersiva, ela canaliza a imagem das geleiras a fim de cultivar a contemplação do tempo e do ser – empregando delicadas lavagens de tinta diluída para transformar o antigo lounge dos membros do CAC em um santuário multi-sensorial.

 

(Imagem: divulgação)


Quem: Cinthia Marcelle

Onde: Madri (Espanha)_

Quando: até 11/6/2018

Uma das mais importantes coleções de arte contemporânea da América Latina, dos colecionadores mexicanos Isabel e Augustín Coplle – é exibida pela primeira vez na Espanha.

“Ponto de Partida” fica em cartaz até 11 de junho na Fundação Santander, em Madri. A mostra aborda o conceito da miscigenação em 120 obras de 58 artistas, inclindo a brasileria Cinthia Marcelle.


Quem: Miguel Rio Branco

Onde: Christopher Grimes Gallery, em Los Angeles (EUA)

Quando: até 29/12

 

Reconhecido pelo seu uso de cores e pelos temas intensos de suas fotos, grande parte deles captadas em comunidades pobres do Brasil. O ensaio que está em exposição, “Out of nowhere”, foi feito no início da década de 1990 em uma academia de boxe do Rio de Janeiro que trabalhava com pessoas carentes. A primeira exibição deste trabalho foi na Bienal de Havana, em 1994.

 

(Imagem: divulgação)

SP–Arte Profile

Join the SP–Arte community! We are the largest art and design fair in South America and we want you to be part of it. Create or update your profile to receive our newsletters and to have a personalized experience on our website and at our fairs.