Mul.ti.plo Espaço Arte celebra 90 anos de Eduardo Sued com mostra individual

25 Jun 2015, 8:55 am

A Mul.ti.plo Espaço Arte, no Leblon, Rio de Janeiro, inaugura na terça-feira (30) uma exposição que celebra os 90 anos do colorista e destaque da arte contemporânea brasileira Eduardo Sued.

A individual reúne 25 obras recentes e inéditas, entre pinturas – óleos sobre tela, com dimensões que vão de 30cm x 30cm a 1m x 1m – e objetos em madeira.

Sued é um caso raro de artista dessa idade em atividade que vive no Brasil. Seu trabalho é bastante singular, não apenas pela maestria com que trata suas cores, mas como ocupa o vazio da tela. As composições possibilitam que cores improváveis de conviver entre si estejam lado a lado.

Segundo o crítico Paulo Sérgio Duarte, Sued “é um dos mais inteligentes da cor na pintura”, enfocando principalmente seu trabalho a partir dos anos 1980, quando sua pincelada, que até então passava quase despercebida, se torna mais expressiva. Nessa época o artista também acrescenta o uso do preto, mas sempre em contraste com outras cores surpreendentes, como lilases, azuis escuros, verdes, e até marrons.

“Eduardo Sued – 90 anos” fica em cartaz até 15 de agosto no Mul.ti.plo Espaço Arte. Anote o endereço: Rua Dias Ferreira, 417, sala 206, Leblon. Mais informações no site do espaço.

SP–Arte Profile

Join the SP–Arte community! We are the largest art and design fair in South America and we want you to be part of it. Create or update your profile to receive our newsletters and to have a personalized experience on our website and at our fairs.