MASP exibe instalação de Carla Zaccagnini inspirada em protestos feministas

9 Nov 2015, 12:19 pm

O MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand exibe pela primeira vez no Brasil, a partir desta quinta-feira (12), a instalação “Elementos de beleza: Um jogo de chá nunca é apenas um jogo de chá”. Assinada por Carla Zaccagnini, a obra integra o acervo do museu e já foi apresentada em importantes instituições pelo mundo.

“Elementos de beleza” é baseada no livro homônimo da artista, lançado em 2012, sobre as sufragistas de Londres e Manchester nos anos 1910. A publicação reúne material de arquivo, fotografias, recortes de jornal e registros criminais a respeito da seção mais radical do movimento, que defendia o direito de voto para as mulheres nas eleições políticas.

Na mostra, registros sonoros guiam os visitantes ao longo de uma parede tomada por molduras, sem as respectivas obras, retomando a discussão sobre os ataques realizados pelo grupo.

Além do feminismo e da questão de gênero, o projeto abrange temas como a participação das minorias nas decisões democráticas, o conservadorismo das elites políticas e o confronto às estruturas de opressão na sociedade, entre outros.

A exposição fica em cartaz até 14 de fevereiro de 2016 e tem curadoria de Fernando Oliva. O endereço é Avenida Paulista, 1578. Mais informações no site.