MASP exibe instalação de Carla Zaccagnini inspirada em protestos feministas

9 Nov 2015, 12:19 pm

O MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand exibe pela primeira vez no Brasil, a partir desta quinta-feira (12), a instalação “Elementos de beleza: Um jogo de chá nunca é apenas um jogo de chá”. Assinada por Carla Zaccagnini, a obra integra o acervo do museu e já foi apresentada em importantes instituições pelo mundo.

“Elementos de beleza” é baseada no livro homônimo da artista, lançado em 2012, sobre as sufragistas de Londres e Manchester nos anos 1910. A publicação reúne material de arquivo, fotografias, recortes de jornal e registros criminais a respeito da seção mais radical do movimento, que defendia o direito de voto para as mulheres nas eleições políticas.

Na mostra, registros sonoros guiam os visitantes ao longo de uma parede tomada por molduras, sem as respectivas obras, retomando a discussão sobre os ataques realizados pelo grupo.

Além do feminismo e da questão de gênero, o projeto abrange temas como a participação das minorias nas decisões democráticas, o conservadorismo das elites políticas e o confronto às estruturas de opressão na sociedade, entre outros.

A exposição fica em cartaz até 14 de fevereiro de 2016 e tem curadoria de Fernando Oliva. O endereço é Avenida Paulista, 1578. Mais informações no site.

SP–Arte Profile

Join the SP–Arte community! We are the largest art and design fair in South America and we want you to be part of it. Create or update your profile to receive our newsletters and to have a personalized experience on our website and at our fairs.