Luciana Brito Galeria apresenta panorama da produção de Geraldo de Barros

7 Nov 2016, 11:05 am

Pela primeira vez um único artista ocupa todo o novo espaço da Luciana Brito Galeria: Geraldo de Barros (1923-1998). A mostra Geraldo Industrial, idealizada pelas filhas Fabiana e Lenora de Barros, traz um panorama da produção do artista que transitou por diversos campos artísticos: pintura, fotografia e design de móveis.

Desenvolvidos simultaneamente, os procedimentos dessas atividades faziam parte de um mesmo processo criativo. Para apresentá-lo, a curadoria destaca uma seleção de pinturas, fotografias e mobiliário de Geraldo, um dos precursores da arte concreta brasileira.

Estão em destaque obras icônicas, como um conjunto de fórmicas que faz parte da série Jogos de dados, exibida pela primeira vez na Bienal de Veneza de 1986. No anexo da galeria estão dez serigrafias inéditas, editadas especialmente para a exposição, trabalhos que resumem bem o pensamento do artista.

Também serão exibidos desenhos preparatórios de obras da década de 1980, que compõem a coleção de Inhotim, além da reconstituição de um quarto com mobiliário de autoria do artista.

Geraldo Industrial fica em cartaz até 18 de fevereiro. O endereço é Avenida Nove de Julho, 5.162. Saiba mais no site da galeria.