Individual de Luis Coquenão dá início a sua representação pela Zipper Galeria

20 Jun 2015, 9:18 pm

A Zipper Galeria abre nesta quinta-feira (02) a exposição “Marca d’água”, de Luis Coquenão. Com curadoria de Isabel Sanson Portella, a primeira mostra do artista no espaço apresenta 15 pinturas de paisagens fluidas, de cores delicadas, efeitos sutis do pincel e texturas que nos levam a pensar os mistérios da natureza.

Nascido em Angola e radicado em Vila do Prado (Braga), Portugal, Coquenão vem construindo sua identidade artística sob luzes diversas: abstração e figuração, espiritualidade e naturalismo, tradição e novidade.

Influenciado pela filosofia e pintura chinesas, o artista cria suas obras na certeza de que a natureza existe tanto fora quanto dentro do observador. As mudanças e movimentos, sem fim nem limites, entendidos com emotividade, marcam presença em suas telas.

Segundo a curadora, Luis Coquenão privilegia o tradicional, a tinta, a tela, o naturalismo. Sobrepõe camadas de tinta, deixando sua marca na transparência do processo. Escorrem as tintas, formam teias e franjas, molduras e contornos, deixando marcas, ora mais claras e iluminadas, ora sombrias e mais escuras. Não há linhas retas nem rigidez: tudo é suave, sussurra e sugere mais do que impõe.

 

Manoela Medeiros no Zip’Up

Na mesma ocasião, Manoela Medeiros abre a mostra “é.é.é” como parte do projeto Zip’Up. A exposição apresenta instalações, vídeos, monotipias e performances que provocam um encontro entre corpo e espaço. A curadoria é de Maria Catarina Duncan.

Ao assistir o movimento da luz do sol no espaço, a artista se propõe a escavar a parede, na tentativa de demarcar um espaço em constante movimento. O público é convidado a assistir à passagem de luz sobre a escavação como um filme projetado. Em um trabalho de vídeo, Medeiros se aproxima de uma parede com um balão entre seu corpo e o espaço, pressionando até que o ar esvazie.

Ao longo da exposição haverá performances inéditas, em que a relação da artista com o espaço está sempre em conversa.

Tanto “é.é.é” quanto “Marca d’água”, de Luis Coquenão, ficam em cartaz até 1º de agosto. Anote o endereço da Zipper Galeria: Rua Estados Unidos, 1494. Para mais informações, acesse o site do espaço.

SP–Arte Profile

Join the SP–Arte community! We are the largest art and design fair in South America and we want you to be part of it. Create or update your profile to receive our newsletters and to have a personalized experience on our website and at our fairs.