Ícone do Construtivismo, Rubem Ludolf ganha retrospectiva na Galeria Berenice Arvani

20 Mar 2017, 10:50 am

A Galeria Berenice Arvani apresenta no dia 21 de março (terça-feira) a retrospectiva Rubem Ludolf e o Plano da Cor. Com curadoria de Celso Fioravante, a mostra percorre a produção desse importante nome do construtivismo brasileiro desde o início dos anos 1950 até seus últimos anos de vida.

Realizada por ocasião dos 85 anos de nascimento de Ludolf (1932-2010), a seleção traz raridades, como trabalhos figurativos de quando ele ainda assinava como RMauro (abreviação de seu nome, Rubem Mauro Cardoso Ludolf), composições, paisagens e naturezas mortas.

Já na segunda metade da década de 1950, o artista integrou o Grupo Frente ao lado de nomes como Ivan Serpa, Lygia Clark e Hélio Oiticica. Destaca-se nessa fase a organização do espaço com padrões e cortes chapados – mostrados aqui em estudos, guaches e óleos.

Embora cubra a produção de Ludolf nos anos 1960, a ênfase da mostra se dá nas soluções construtivas realizadas entre as décadas de 1970 e 2000, que aprofundaram e recriaram sua precisão concreta em pinturas, caixas de acrílico e serigrafias.

Rubem Ludolf e o Plano da Cor fica em cartaz até 28 de abril. Anote o endereço da Galeria Berenice Arvani: Rua Oscar Freire, 540. Para mais informações, visite o site do espaço.

SP–Arte Profile

Join the SP–Arte community! We are the largest art and design fair in South America and we want you to be part of it. Create or update your profile to receive our newsletters and to have a personalized experience on our website and at our fairs.