Galpão Fortes Vilaça recebe nova individual de Jac Leirner

25 Nov 2015, 6:49 pm

O Galpão Fortes Vilaça apresenta, a partir deste sábado (28), a exposição “Métrica mínima”, individual de Jac Leirner.

Ela exibe trabalhos inéditos criados com jogos de sudoku que resolveu e colecionou ao longo de meses. As obras se desenvolvem a partir do esforço em dar forma a processos abstratos como lógica, raciocínio e, em especial, a passagem do tempo.

Na série que dá título à mostra, a paulistana emprega estratégias da sua produção, como acúmulo e reordenação, além de alternâncias entre alta e baixa cultura.

As obras se assemelham a réguas, denotando seu interesse por medir o tempo. Pequenas variações na altura das telas acompanham o formato dos sudokus e, ao mesmo tempo, estabelecem uma noção de ritmo para os trabalhos.

As demais obras refletem o empenho de Leirner em esgotar as possibilidades plásticas desse material, utilizando bordas, restos e impressões resultantes da prática do sudoku. Em “Números”, por exemplo, ela faz monotipias com papel carbono, decalcando a resolução dos jogos para outra superfície.

“Métrica mínima” fica no Galpão Fortes Vilaça até 22 de janeiro. O endereço: Rua James Holland, 71, Barra Funda. Mais informações no site.

SP–Arte Profile

Join the SP–Arte community! We are the largest art and design fair in South America and we want you to be part of it. Create or update your profile to receive our newsletters and to have a personalized experience on our website and at our fairs.