Galeria Vermelho sedia três mostras individuais e simultâneas

24 Feb 2015, 10:04 am

A Galeria Vermelho sedia três mostras simultâneas, entre esta terça-feira, 24 de fevereiro, e o próximo dia 21 de março. O espaço recebe individuais de Marco Paulo Rolla, Dora Longo Bahia e Lia Chaia.

Marco Paulo Rolla apresenta “Impertinência do Capital” nas salas 1 e 2 da galeria. Com pinturas, desenhos, esculturas e performances feitas para a câmera de vídeo, a mostra traz dramas do cotidiano em pinturas em acrílica, imagens fantasmagóricas com imagens de meios de comunicação feitas em lápis e giz pastel e cinco monitores que exibem projeções com personagens cansados de seus movimentos repetitivos, além de esculturas em pedra sabão.

Na sala 3, Dora Longo Bahia apresenta “Black Bloc”, uma série de trabalhos feitos a partir das manifestações que ocorreram no Brasil desde junho de 2013. Uma instalação traz 126 placas cimentícias com silhuetas de garrafas de vinagre serigrafadas em preto. A artista também exibe um conjunto de 11 garrafas de vinagre esculpidos a partir de blocos maciços de nylon preto. Além disso, os vídeos “Lucifer” e “Lilith” traçam um paralelo entre os Black Blocs e as mulheres muçulmanas que usam a burca.

Por sua vez, Lia Chaia apresenta “Corpo Mitológico” na vitrine da Vermelho. O trabalho vem de uma pesquisa em que fez uso do álbum de figurinhas como articulador de sua pesquisa sobre o lugar do espectador diante de uma obra. São exibidas figuras pré-definidas e construções em chapas de vidro jateado. A mostra também apresenta uma séria com tubos de PVC e cabos de diferentes tons de vermelho.

Na abertura das mostras nesta terça, a Vermelho recebe o lançamento de dois livros: “Álbum”, da mesma Lia Chaia, que traz a pesquisa da artista sobre álbuns de figurinha, e “Novas Derivas”, de Jacopo Crivelli Visconti – escritor e curador responsável por mostras como XII Bienal de Cuenca, no Equador, e que assina a curadoria do novo setor Open Plan da SP-Arte/2015.

As exposições ficam abertas para visitação de terça a sexta, das 10h às 19h, e aos sábados, das 11h às 17h. A entrada é gratuita e a Galeria Vermelho está na Rua Minas Gerais, 350. Para mais informações, acesse o site do espaço.

(com informações da Revista Brasileiros)