Galeria Raquel Arnaud relembra e celebra José Oiticica Filho em nova mostra

15 Feb 2016, 10:01 am

Para abrir seu calendário de mostras de 2016, a Galeria Raquel Arnaud apresenta a partir desta quinta-feira (18) uma individual do fotógrafo, pintor e professor José Oiticica Filho.

Com curadoria de Ricardo Sardenberg e Cesar Oiticica Filho, a mostra celebra uma das principais figuras da moderna fotografia brasileira, que ainda não recebeu a atenção que merece.

No primeiro andar serão exibidas 60 fotografias das décadas de 1950 e 1960, período em que o artista realizou experimentos no campo da fotografia construtiva e da abstração geométrica.

A exposição traz uma amostra de como o artista construía no laboratório diversas versões de uma mesma imagem até chegar ao resultado final. Esses estudos valorizavam o papel do trabalho técnico em laboratório em relação à criação através do aparelho fotográfico.

Já no segundo piso estarão algumas pinturas do mesmo período, exibidas ao lado de obras do seu filho Hélio Oiticica e do artista visual Ivan Serpa, o que evidencia, segundo os curadores, como a obra de JOF dialogava com as novas radicalizações estéticas de seu tempo.

“José Oiticica Filho – JOF” fica em cartaz até 26 de março. O endereço: Rua Fidalga, 125, Vila Madalena. Mais informações no site.