Galeria Mercedes Viegas apresenta nova individual de Alvaro Seixas

11 Jun 2015, 8:46 am

A Mercedes Viegas Arte Contemporânea, na Gávea, Rio de Janeiro, inaugura na quarta-feira (17) a mostra “Paintbrush”, de Alvaro Seixas.

Em sua segunda individual na galeria, o artista carioca apresenta uma instalação concebida especialmente para o espaço, constituída em grande parte por pinturas de diferentes técnicas e formatos. A curadoria é de Raphael Fonseca.

Seixas explora em seus trabalhos as ideias de “pintura”, “abstração” e “apropriação” e como esses conceitos se relacionam com o panorama artístico-cultural atual.

O título da mostra remete ao elementar programa de computador utilizado para criação de desenhos simples e edição de imagens. Desse modo, o artista investiga o aparente “formalismo” de suas obras e sugere o caráter visualmente eclético de suas pinturas, nas quais uma série de procedimentos técnicos ou movimentos artísticos distintos como o Construtivismo e o Expressionismo Abstrato são conciliados, rediscutidos e, principalmente, recontextualizados.

Um dos destaques da instalação é uma série de pinturas nas quais o artista emprega tintas spray neon associadas a materiais tradicionais como a tinta óleo, conferindo grande vibração ótica à superfície e colocando em contato certos elementos do vocabulário histórico da pintura com artigos e ferramentas industriais recentes.

“Paintbrush” fica na Mercedes Viegas até 18 de julho. O endereço: Rua João Borges, 86, Gávea, Rio de Janeiro. Mais informações no site.