Galeria Jaqueline Martins recebe mostra de Bill Lundberg, pioneiro da videoarte

12 Feb 2016, 12:29 pm

A Galeria Jaqueline Martins inaugura na próxima quarta-feira (17) a exposição “Uma Terminologia na Linha”, de Bill Lundberg. A individual traz desenhos, vídeos e instalações do norte-americano residente no Rio de Janeiro, conhecido por estimular uma nova relação entre espectador e filme.

Lundberg utiliza os códigos do cinema e da televisão para criar uma nova linguagem crítica. Por diferentes mídias, como escultura e vídeo, ele antecipa a ação pela emoção humana, quebrando narrativas tradicionais. “Grande parte da minha obra é sobre o relacionamento entre as pessoas”, reflete.

“Morphologies” (1984), por exemplo, é uma videoescultura composta por travesseiros, projeção e áudio, que retrata os artistas Antoni Muntadas, Antoni Miralda e Alison Knowles dormindo em seus respectivos travesseiros.

Os desenhos, por sua vez, apresentam esquemas para as instalações e são feitos com nanquim, guache, e aquarela. Por meio de seus traços detalhados, o artista incita a desconstrução da síntese ilusória de suas vídeo-instalações.

 

Erika Verzutti no Glory Hole

Na mesma ocasião, a Jaqueline Martins recebe também a abertura de “Beleza ainda vital”, mostra de Erika Verzutti que dá sequência ao projeto Glory Hole. A curadoria é de Gisela Domschke.

A artista explora qualidades formais de coisas encontradas na natureza, revelando beleza e poder simbólico de objetos comuns com propriedades enigmáticas. As esculturas, colagens, desenhos e pinturas remetem ao movimento neo-concreto brasileiro.

 

Serviço

Tanto “Uma Terminologia na Linha” quanto “Beleza ainda vital” ficam em cartaz até 24 de março na Jaqueline Martins. O endereço é Rua Doutor Virgílio de Carvalho Pinto, 74, 1º e 2º andar, Pinheiros. Mais informações no site da galeria.