Galeria Jaqueline Martins recebe mostra de Bill Lundberg, pioneiro da videoarte

12 Feb 2016, 12:29 pm

A Galeria Jaqueline Martins inaugura na próxima quarta-feira (17) a exposição “Uma Terminologia na Linha”, de Bill Lundberg. A individual traz desenhos, vídeos e instalações do norte-americano residente no Rio de Janeiro, conhecido por estimular uma nova relação entre espectador e filme.

Lundberg utiliza os códigos do cinema e da televisão para criar uma nova linguagem crítica. Por diferentes mídias, como escultura e vídeo, ele antecipa a ação pela emoção humana, quebrando narrativas tradicionais. “Grande parte da minha obra é sobre o relacionamento entre as pessoas”, reflete.

“Morphologies” (1984), por exemplo, é uma videoescultura composta por travesseiros, projeção e áudio, que retrata os artistas Antoni Muntadas, Antoni Miralda e Alison Knowles dormindo em seus respectivos travesseiros.

Os desenhos, por sua vez, apresentam esquemas para as instalações e são feitos com nanquim, guache, e aquarela. Por meio de seus traços detalhados, o artista incita a desconstrução da síntese ilusória de suas vídeo-instalações.

 

Erika Verzutti no Glory Hole

Na mesma ocasião, a Jaqueline Martins recebe também a abertura de “Beleza ainda vital”, mostra de Erika Verzutti que dá sequência ao projeto Glory Hole. A curadoria é de Gisela Domschke.

A artista explora qualidades formais de coisas encontradas na natureza, revelando beleza e poder simbólico de objetos comuns com propriedades enigmáticas. As esculturas, colagens, desenhos e pinturas remetem ao movimento neo-concreto brasileiro.

 

Serviço

Tanto “Uma Terminologia na Linha” quanto “Beleza ainda vital” ficam em cartaz até 24 de março na Jaqueline Martins. O endereço é Rua Doutor Virgílio de Carvalho Pinto, 74, 1º e 2º andar, Pinheiros. Mais informações no site da galeria.

SP–Arte Profile

Join the SP–Arte community! We are the largest art and design fair in South America and we want you to be part of it. Create or update your profile to receive our newsletters and to have a personalized experience on our website and at our fairs.