Fotógrafa Claudia Andujar fala sobre trabalho de décadas com povo Yanomami

25 Jul 2017, 5:13 pm

A convivência com o povo Yanomami, o entendimento profundo da cultura indígena, a briga contra uma herança colonizadora, a tradução visual e poética dessa experiência. Esse são alguns dos pilares do projeto fotográfico que Claudia Andujar, suíça radicada no Brasil, desenvolve desde os anos 1970 na Amazônia Brasileira.

É sobre essa trajetória que a artista fala no Galpão VB (SP), no dia 29 de julho, sábado, durante o encerramento da exposição coletiva “Nada levarei quando morrer, aqueles que me devem cobrarei no inferno”, da qual participa com imagens produzidas nas aldeias indígenas do país. Com realização da SP-Arte e da Associação Cultural Videobrasil, a conversa é aberta e terá mediação de Gabriel Bogossian, co-curador da mostra, ao lado de Solange Farkas.

Andujar teve seu primeiro contato com a Amazônia ao produzir uma fotorreportagem para a extinta revista Realidade (Editora Abril), no começo dos anos 1970. Desde então, séries como “Catrimani” e “Marcados” aproximaram ainda mais os Yanomamis da artista, que se tornou uma forte ativista pelos direitos dos povos indígenas.

Ao site da Associação Cultural Videobrasil, Bogossian afirma que o trabalho de Andujar é um duro discurso contra uma política de “colonização interna” que o Estado Brasileiro promove na Amazônia. “Ao retratar o povo Yanomami com esse olhar afetivo e respeitoso, a Claudia produziu, de dentro desse ciclo de violência, um desvio, um antídoto discursivo contra a voracidade estatal, a favor das vítimas do Estado brasileiro”, destaca o curador.

Conversa com Claudia Andujar
Mediação de Gabriel Bogossian
Galpão VB: Av. Imperatriz Leopoldina, 1.150 (São Paulo)
29 de julho, sábado, às 15h

SP–Arte Profile

Join the SP–Arte community! We are the largest art and design fair in South America and we want you to be part of it. Create or update your profile to receive our newsletters and to have a personalized experience on our website and at our fairs.