Feminismo e transexualidade permeiam a mostra de performance VERBO 2017 na Galeria Vermelho

11.07.2017 – 5:41 pm

Feminismo, transexualidade e questões relacionadas ao meio ambiente são alguns dos temas que constroem a 13ª edição da Mostra de Performance Arte VERBO, realizada pela Galeria Vermelho em parceria com a Associação Cultural Videobrasil. As ações acontecem de 11 a 15 de julho, na própria Galeria e no Galpão VB, em São Paulo.

Para Marcos Gallon, diretor artístico da mostra, um dos grandes diferenciais da iniciativa é a liberdade que os artistas têm para se expressar – sem conteúdos ou formatos predefinidos por uma proposta da curadoria. “Vejo a VERBO como uma grande ação, não um conjunto de obras. A ideia é estabelecer um espaço de crítica do cotidiano, em que cada artista escolhe ferramentas distintas para falar sobre isso. Somos uma plataforma, um terreno de ações para esses artistas”, acrescenta ele.

Ao total, serão apresentados 27 trabalhos, 70% deles inéditos. Ao lado de Gallon, participaram da escolha dos projetos Thereza Farkas, diretora de programação da Associação Cultural Videobrasil, e Carolina Mendonça, diretora de teatro e coreógrafa. Indagações relacionadas ao corpo, à autoimagem, à transexualidade e à relação do homem com o meio ambiente permeiam o espaço em 2017.

Pela primeira vez, a VERBO 2017 traz também uma mostra com cinco vídeos do acervo Videobrasil. Exibidos na Sala Antonio, da Vermelho, os trabalhos selecionados por Farkas dialogam com os conteúdos das performances apresentadas no espaço. Esta edição conta ainda com a primeira Temporada de Dança Videobrasil, coordenada pela coreógrafa e dançarina Clarissa Sacchelli, artista escolhida por Gallon e Mendonça para conduzir a novidade na programação.

Desde 2005, a VERBO reúne performances de artistas brasileiros e estrangeiros selecionados a partir de projetos submetidos. “Fazemos um caminho inverso do que normalmente é feito. A partir da leitura de todos os projetos, identificamos alguns temas que são recorrentes e damos espaço para o artista se expressar sobre questões importantes naquele momento”, afirma Gallon.

A primeira ação da VERBO 2017 acontece nesta terça-feira, 11 de julho, às 20h, na Galeria Vermelho. Confira a programação completa aqui.

VERBO 2017 – 13ª edição da Mostra de Performance Arte
11 a 15 de julho
Galeria Vermelho
Rua Minas Gerais, 350, São Paulo
Galpão VB
Av. Imperatriz Leopoldina, 1150, São Paulo