Domingo é dia de ir para a Paulista!

9 Mar 2018, 5:07 pm

A cada nova inauguração de um centro cultural, a Avenida Paulista amplia seu lugar de destaque como destino certo para os amantes das artes. A programação deste final de semana é um exemplo das inesgotáveis possibilidades que a avenida mais importante da cidade oferece. No próximo domingo, 11/03, nosso corredor cultural recebe uma agenda extensa num dia de celebração entre seis de suas instituições, a Paulista Cultural. Casa das Rosas, Centro Cultural Fiesp, IMS Paulista, Itaú Cultural, Japan House e Masp se juntam no evento, inspirado no Museum Mile, na 5ª avenida nova-iorquina.

A programação ganha ainda mais um tempero: parte da agenda do dia será uma dança das cadeiras entre as instituições. Cada uma delas vai receber um projeto proposto por outro centro cultural. Confira alguns destaques da programação:

 

(1) CASA DAS ROSAS

Este belo casarão voltado à literatura terá feira de livros vendidos com desconto, distribuição gratuita de publicações, oficinas de colagem, contação de histórias e apresentação de música caipira. Na programação de intercâmbio, o IMS leva uma “Sericleta” para o espaço, unidade móvel que produz materiais gráficos.

 

(2) CENTRO CULTURAL FIESP

A exposição “Circonjecturas” reúne quarenta obras do artista Rafael Silveira. A mostra tem curadoria de Baixo Ribeiro e está aberta para visitação ao lado de “São Paulo: sinfonia de uma metrópole”, com fotografias do alemão Theodor Preising, que retratou a cidade na primeira metade do século XX. Paralelamente às mostras, Almir Sater solta a voz num show gratuito às 16h. A Japan House leva para a Fiesp uma apresentação de contos japoneses, às 11h30.

 

(3) INSTITUTO MOREIRA SALLES

A exposição do artista albanês Anri Sara, “Momento presente”, que reúne cinco videoinstalações do artista, e a mostra de Chichico Alkmim, cujas fotos na primeira metade do século XX retratam Minas Gerais, estão entre as mostras mais relevantes em cartaz na cidade. Às 13h, o museu oferece uma visita mediada pelos dois espaços. Na sala de cinema serão exibidos quatro longas, entre eles “Cabra marcado para morrer”, de Eduardo Coutinho, e “Posfácio”, de Leon Hirszman. Como parte da troca de programações das instituições, o Centro Cultural Fiesp leva Rafael Silveira para o IMS para realizar uma oficina de autorretratos.

 

(4) ITAÚ CULTURAL

A Ocupação Angel Vianna é uma exposição imersiva no universo da bailarina e coreógrafa que, desde a década de 50, é um dos maiores nomes da dança no país. Por ali, haverá também uma programação dominical para as crianças de contação de histórias. A Japan House será representada no térreo do Itaú Cultural pelo duo contemporâneo de Shamisen e Taiko, executado pelos músicos Yuzo Akahori e Yoohey Kaito.

 

(5) JAPAN HOUSE

O artista contemporâneo Takesada Matsunani exibe duas obras em adesivo de vinil, marca da obra do japonês. Durante a Paulista Cultural, Matsunani realiza oficinas de desenho e colagem para os pequenos. Outro destaque é o workshop de Furoshiki, arte milenar japonesa de envolver objetos com tecidos, que será oferecido às 11h. O centro cultural japonês aceitou receber o projeto proposto pela Casas das Rosas, em que pequenos poemas de Haroldo de Campos e Guilherme de Almeida serão declamados por atores.

 

(6) MASP

A entrada do museu será gratuita no próximo domingo, para visitar as exposições “Imagens do Aleijadinho”, “Maria Auxiliadora: vida cotidiana, pintura e resistência”, “Tunga: o corpo em obras” e “Acervo em transformação”. Sua programação de música inclui o samba de roda do grupo Garoa do Recôncavo, da Casa Mestre Ananias, às 12h, e show da sambista Geovana, às 16h30. Já na dança das cadeiras entre as instituições, o Masp se rende à técnica tradicional de embrulho do Furoshiki, com um workshop aberto ao público às 14h.

Consulte a programação completa no Facebook do evento.

#respirearte

 

SP–Arte Profile

Join the SP–Arte community! We are the largest art and design fair in South America and we want you to be part of it. Create or update your profile to receive our newsletters and to have a personalized experience on our website and at our fairs.