Dez filmes sobre dez grandes artistas lançados no Festival do Rio

9 Oct 2017, 4:32 pm

Poetas, pintores, escultores, cantores, bailarinos… A Sétima Arte não faz distinção de gênero quando reconhece um talento. Independentemente do ambiente e das ferramentas onde se expressaram, uma lista notável de artistas é o tema principal de vários filmes lançados no Festival do Rio.

Em sua 19ª edição , o festival se firma como a maior mostra de Cinema do Brasil, e leva às telas cariocas, entre os dias 5 e 15 de outubro, uma seleção com mais de 250 títulos. A SP-Arte se aprofundou na lista completa da mostra para fazer uma seleção especialíssima com filmes que contam as histórias emocionantes de grandes artistas.

 

(1) Beuys

Documentário narra a história da vida de Joseph Beuys , primeiro artista alemão a receber uma exposição individual no Museu Guggenheim, em Nova York.

 

(2) Geografia da Arte

​Série documental que analisa a relação entre artistas e os lugares que os inspiram. Um dos episódios mostra como Henri Cartier-Bresson conheceu Mahatma Gandhi, na Índia.

 

(3) Paula Rego, histórias e segredos

Nascida em Portugal, a pintora Paula Rego usou suas imagens poderosas como uma arma contra a ditadura antes de se estabelecer em Londres, onde continuou a abordar questões sobre a situação da mulher.

 

(4) Tom of Finland

A história de Touko Laaksonen, um dos mais icônicos artistas a retratar conteúdos homoeróticos no século XX. Seus traumas, a perseguição e a passagem pela Segunda Guerra são retratados nesse drama finlandês.

 

(5) Torquato Neto, todas as horas do fim

A intensa e breve vida do poeta piauiense virou tema deste documentário, que mostra o peso do seu papel na produção cultural brasileira entre as décadas de 60 e 70.

 

(6) Bombástica: a história de Hedy Lamarr

O documentário mostra uma faceta desconhecida da atriz hollywoodiana, que criou um sistema de comunicação secreto que auxiliou os Aliados na luta contra o Nazismo.

 

(7) Maria. Não esqueça que eu venho dos trópicos

A vida e a arte de Maria Martins, uma das maiores escultoras brasileiras é explorada neste documentário, que relata os ataques que sofreu por sua sexualidade, além de sua ligação com Marcel Duchamp.

 

(8) Marcelo Gomes. Anatomia de um Dançarino

Retrato documental de uma das maiores estrelas do balé mundial. Sua luta contra o bullying e os desafios que ainda enfrenta para manter seu espaço nos palcos.

 

(9) Roberto Bolaño: a Batalha Futura Chile

​Olhar atento sobre o prestigiado autor chileno. Roberto Bolaño foi considerado por seus pares o mais importante autor latino-americano de sua geração.

  

(10) Grace Jones: Bloodlight and Bami

Filmado ao longo de dez anos, este documentário tenta desvendar a mulher por trás das máscaras e maquiagem desta já icônica cantora e ex-modelo jamaicana.

 

Confira a programação completa do Festival do Rio

 

#respirearte

SP–Arte Profile

Join the SP–Arte community! We are the largest art and design fair in South America and we want you to be part of it. Create or update your profile to receive our newsletters and to have a personalized experience on our website and at our fairs.