Design e inspirações, por Maneco Quinderé

18 Mar 2016, 1:24 pm

A grande novidade da SP-Arte em 2016 é a primeira edição do setor dedicado ao Design, que vai delinear uma história do mobiliário brasileiro, exibindo desde as primeiras peças criadas no país até produções do design moderno.

Ao todo, serão 23 galerias que exibirão mobiliários, luminárias e antiquários. A Maneco Quinderé e Associados Iluminação é um dos nomes presentes e destaca projetos de luz para arquitetura e luminárias desenhadas e produzidas por ele

Aqui, convidamos o light designer piauiense, que vive no Rio de Janeiro há 30 anos, a falar um pouco sobre seu trabalho e a explorar inspirações. Confira!

 


SP-Arte: O que o design representa para você?

Maneco Quinderé: É a forma que encontrei de me expressar e me comunicar com o mundo, através do desenvolvimento de luminárias que unem beleza e funcionalidade.

SP-Arte: Propomos um desafio: você conseguiria definir seu trabalho em três imagens? Valem inspirações, objetos, criações de outros artistas, mas nada elaborado por você.

Maneco Quinderé: Primeiramente, Chuva, do desenhista Oswaldo Goeldi (1895-1961). Contraste entre o claro e o escuro, a forma e a cor.

A cadeira Oscar, do arquiteto e designer Sergio Bernardes (1919-2002). Lembranças da minha infância, meu primeiro contato com o design.

E o trabalho do artista minimalista norte-americano Dan Flavin (1933-1996). A forma simples e o estudo de cor e luz.

 

Não se esqueça, a SP-Arte/2016 acontece de 07 a 10 de abril no Pavilhão da Bienal, no Parque do Ibirapuera. Saiba mais sobre o setor dedicado ao Design aqui e acompanhe as novidades no Facebook, Twitter e Instagram!

#sparte2016

SP–Arte Profile

Join the SP–Arte community! We are the largest art and design fair in South America and we want you to be part of it. Create or update your profile to receive our newsletters and to have a personalized experience on our website and at our fairs.