Design e inspirações, por Jacqueline Terpins

18 Mar 2016, 6:40 pm

O novo setor da SP-Arte, dedicado ao Design, vai delinear uma história do mobiliário brasileiro, exibindo desde as primeiras peças criadas no país até produções do design moderno.

Serão 23 galerias que exibirão mobiliários, luminárias e antiquários. A Jacqueline Terpins Design é um desses nomes e apresenta peças de estética minimalista, busca orgânica e escolha por formas geométricas básicas, que parecem servir como uma representação de calor.

Convidamos a designer a falar um pouco sobre seu trabalho e a explorar suas referências nesta breve entrevista. Confira abaixo!

 


SP-Arte: O que o design representa para você?

Jacqueline Terpins: Poder se emocionar no cotidiano através do uso de objetos ou móveis é uma forma de viver melhor, seja pelo estudo da funcionalidade,  seja pela transcendência que a beleza provoca, nos levando de um estado de espírito a outro.

SP-Arte: Propomos um desafio: você conseguiria definir seu trabalho em três imagens? Valem inspirações, objetos, criações de outros artistas, mas nada elaborado por você.

JT: A capacidade milenar do homem de poder, através do calor, transformar a rigidez dos materiais em objetos e/ou móveis sinuosos e fluidos sempre me fascinou e tento exercer isso no meu trabalho. A alta temperatura, portanto, é minha principal ferramenta e fonte de inspiração.

Ser sucinto é um desafio que pede consciência e reflexão. Optar pelo o que aparentemente é simples é pensar no que valorizamos efetivamente, o encontro com o outro, a natureza, o que há em nós, tanto em conteúdo intelectual como emocional. Abre espaços para o convívio e a interação, pensa o todo de modo sustentável e rejeita os excessos. A mesa Seixo é inspirada nos seixos rolados e é um lançamento que será apresentado na SP-Arte.

Por fim, esse disco do Max Roach (Drums Unlimited, 1966) tem tocado muito nos meus momentos de criação. O jazz traz o improviso, assim como todo trabalho criativo traz sempre mudanças de trajeto inesperadas que acabam, surpreendentemente, agregando algo ao resultado final.

 

A SP-Arte/2016 acontece de 07 a 10 de abril no Pavilhão da Bienal, no Parque do Ibirapuera. Saiba mais sobre o setor dedicado ao Design e acompanhe as novidades no Facebook, Twitter e Instagram!

#sparte2016

SP–Arte Profile

Join the SP–Arte community! We are the largest art and design fair in South America and we want you to be part of it. Create or update your profile to receive our newsletters and to have a personalized experience on our website and at our fairs.