Dan Galeria destaca abstracionismo geométrico do argentino Cesar Paternosto

8 Sep 2015, 10:52 am

A Dan Galeria abre neste sábado (12) a mostra “O som do silêncio”, do argentino Cesar Paternosto. A individual reúne 16 pinturas e duas esculturas, criadas especialmente para a ocasião.

Paternosto iniciou sua carreira como pintor de abstracionismo geométrico no início dos anos 1960, escola europeia iniciada durante a Segunda Guerra em paralelo ao abstracionismo americano. Em 1967, ao mudar-se para Nova York, ele expande as fronteiras formais e teóricas da pintura, convertendo suas criações em objetos e deixando de lado a apreciação frontal da obra.

O conceito da visão oblíqua ou lateral surgiu em suas primeiras obras, nas quais a superfície das telas apresenta um plano único de cor aparentemente vazio, mas pleno de sutilezas.

Com curadoria de Flávio Cohn, da Dan Galeria, a coleção de trabalhos expostos enfatiza que para ver e compreender plenamente a obra do artista, é preciso deslocar-se para descobrir o que está oculto nas laterais.

“O som do silêncio” fica em cartaz até 12 de outubro. O endereço: Rua Estados Unidos, 1638, Jardim Paulista. Para mais informações, visite o site do espaço.

SP–Arte Profile

Join the SP–Arte community! We are the largest art and design fair in South America and we want you to be part of it. Create or update your profile to receive our newsletters and to have a personalized experience on our website and at our fairs.