Cinco minutos com galerias internacionais que estreiam na SP-Arte/2015

3 Apr 2015, 4:20 pm

A SP-Arte segue ampliando seus horizontes internacionais em sua 11ª edição. Das 140 galerias que participam da feira em 2015, muitas estrangeiras vêm ao Brasil pela primeira vez e se juntam a espaços nacionais que estreiam na maior e mais importante feira de arte latino-americana.

Neste ano, abrimos espaço em nosso site para que essas galerias estreantes apresentem seus artistas, obras de destaque em seus stands e o que esperam da SP-Arte/2015.

Conversamos com três das estrangeiras: a diretora Emma Robertson fala sobre o projeto da galeria londrina The Approach, que marca presença no setor Geral; o galerista Pedro Cera apresenta o que traz para seu espaço, também no Geral; e Silvia Bonsiepe revela o que a berlinense Klemm’s traz para o setor Showcase.

Confira as respostas:

SP-Arte: Quais artistas você estará apresentando em seu stand?

Emma Robertson: Vamos mostrar uma combinação de artistas do Reino Unido e dos Estados Unidos. Um destaque é a série de trabalhos de Sara VanDerBeek: “Ancient Objects: Still Lives” tem origem nos estudos da artista de artefatos pré-colombianos durante sua participação na 12ª Bienal de Cuenca, no Equador. Uma mistura de formas e imagens colhidas no Equador, em várias cidades da América e em estúdio.

Pedro Cera: Nós faremos uma apresentação solo de pinturas de Antonio Ballester Moreno, em stand dividido com a galeria Maisterravalbuena.

Silvia Bonsiepe: A Klemm’s vai exibir trabalhos do alemão Sven Johne e dos franceses Émilie Pitoiset e Renaud Regnery. Teremos pinturas novas, recém-saídas do estúdio de Regnery, enfocando aspectos da conciliação entre a digitalização em nossas vidas e a eterna demanda por mais sustentabilidade. Também teremos esculturas nunca antes apresentadas de Pitoiset, nas quais ela segue a questinar a projeção de desejos.

 

SP-Arte: Quais as suas expectativas para a SP-Arte/2015?

ER: Estamos empolgados para apresentar o programa da galeria para a cena de arte brasileira e para conhecer colecionadores do Brasil e da América do Sul.

PC: Minha expectativa é de apresentar o trabalho de Antonio Ballester Moreno para o público brasileiro.

SB: Estou ansiosa em descobrir essa nova cena de arte e em conhecer muita gente nova. Ouvimos tantas coisas boas sobre a florescente cena da América do Sul que estou empogada em finalmente ter a chance de apresentar nossa galeria na SP-Arte e de nos envolvermos em um diálogo mútuo.

 

SP-Arte: Você apresentará artistas que não foram expostos no Brasil anteriormente?

ER: Sim, todos os artistas que The Approach apresenta no stand são novos para o Brasil, exceto John Stezaker, que teve uma mostra individual em 2014 na Mendes Wood DM.

PC: Sim, este é o caso de Antonio Ballester Moreno.

SB: Sim, a Klemm’s destaca três artistas que estarão pela primeira vez no Brasil.

 

SP-Arte: De quais outras feiras a galeria participa em 2015?

ER: Participamos da Art Basel, Art Basel Miami, Frieze London, Frieze New York e Fiac.

PC: Art Basel, Art Basel Hong Kong, Artissima e Arco.

SB: Participamos regularmente da Arco Madrid, Art Cologne e Artberlin contemporary, mas também já estivemos na ArtBrussels, NADA, Art Basel Miami e Armory em anos passados.

 

SP-Arte: Já esteve no Brasil antes?

ER: Já visitei antes, mas esta é a primeira vez da galeria e minha equipe está muito afim de descobrir São Paulo e de curtir um pouco de calor!

PC: Sim, já estive no país.

SB: Não, na verdade é minha primeira vez, embora eu tenha parentes no Brasil do lado de meu marido, o que torna minha visita ainda mais empolgante!

 

Confira imagens de trabalhos destas e de outras galerias no Flickr da SP-Arte!

#sparte2015

SP–Arte Profile

Join the SP–Arte community! We are the largest art and design fair in South America and we want you to be part of it. Create or update your profile to receive our newsletters and to have a personalized experience on our website and at our fairs.