aiDestaque
Feature

Artista e ativista chinês Ai Weiwei estreia primeira exposição individual no Brasil

SP–Arte
17 Oct 2018, 5:21 pm

Em 2011, quando o curador Marcello Dantas teve a ideia de fazer uma grande retrospectiva do artista e ativista Ai Weiwei no Brasil, ele não imaginava que demoraria cerca de oito anos para concluir o projeto. A demora é justificada: nesse meio tempo, Weiwei, conhecido por suas críticas ao regime da China, foi preso e impossibilitado de sair de seu país de origem. Quando ele sinalizou que teria o passaporte de volta, Dantas foi à Pequim e posteriormente à Berlim – onde o artista se estabeleceu – para retomar as negociações do que seria a maior individual do chinês já feita.

Agora, as obras de Weiwei – que passaram por exposições na Argentina e no Chile – chegam ao Brasil. Com curadoria de Dantas, “Ai Weiwei Raiz” estreia neste sábado, 20 de outubro, na Oca (Parque Ibirapuera), em São Paulo. A mostra é a primeira individual do artista no Brasil, e uma das maiores realizadas por ele, com quase 8 mil metros quadrados de extensão e cerca de setenta obras.

Além de trabalhos icônicos, a exposição reúne peças recentemente confeccionadas, muitas delas em ateliês brasileiros. “Nos dois casos, é importante destacarmos o processo de inoculação pelo qual essas obras passaram. Chamamos essa ideia de ‘mutuofagia’,” afirmou o curador à SP-Arte. Esse conceito, que permeia a mostra como um todo, é representativo de um intercâmbio cultural extremo pelo qual Weiwei e o Brasil passaram, em que o artista incorporou-se ao país, ao mesmo tempo que o país incorporou-se ao artista e à exposição, por meio de elementos culturais e processos produtivos.

O artista exibe peças da obra "Sunflower Seeds" [Sementes de girassol], em Londres (Foto: Peter Macdiarmid / Getty Images)
"Forever Bicycles", em exibição no Taipei Fine Arts Museum, 2011 (Imagem: Divulgação)
"Raiz", Ai Weiwei, 2018 (Foto: Divulgação)
Elementos da obra F.O.D.A – múltiplo produzido no Brasil (Imagem: Divulgação

Entre as obras mais conhecidas, estão “Sunflower Seeds” [Sementes de girassol], trabalho composto por milhões de sementes de girassol feitas em porcelana e pintadas à mão por artesãos chineses; “Straight” [Reto], instalação feita com 164 toneladas de vergalhões de aço recuperados dos escombros de escolas em Sichuan (China), após o forte terremoto que abalou o país em 2008; e “Forever Bicycles” [Bicicletas Forever], obra de caráter arquitetônico que utiliza bicicletas como blocos de construção. O nome da instalação é inspirado na famosa marca chinesa de bicicletas Forever, popular na infância do artista.

Já entre as peças produzidas no país, destaca-se “F.O.D.A”, múltiplo formado pelos moldes em porcelana de quatro elementos encontrados no Brasil: Fruta do Conde, Ostra, Dendê e Abacaxi. As peças foram todas produzidas em um galpão em São Caetano do Sul (SP), com a consultoria de designers brasileiros. A mostra apresenta ainda uma série de trabalhos feitos com centenárias raízes de pequi-vinagreiro, espécie da Mata Atlântica em risco de extinção. Esses resíduos foram descobertos no meio da floresta, selecionados e trabalhados pelo artista ao lado de carpinteiros chineses e brasileiros.

Engana-se quem acha que o título da exposição vem exclusivamente daí: “É um pouco mais profundo que isso. Nesta retrospectiva, tivemos o trabalho de buscar raízes culturais perdidas por Weiwei. A revolução cultural chinesa taxou de burguesa certas técnicas como a porcelana, e muitas delas foram desaprendidas. Recuperar isso está muito presente no trabalho do artista, por exemplo, em peças como ‘Sunflower Seeds’. Além disso, o nome tem um trocadilho com a palavra raiz, já que as vogais presentes nela são ‘ai’, o sobrenome de Weiwei,” releva Dantas.

Conhecido por tratar de importantes questões sociais e humanas, como liberdade de expressão e crise de refugiados, o artista tem um modo de produzir peculiar. O curador destaca que este esquema de pensamento é um ponto essencial para se entender a reflexão em torno da mostra. “O que está em jogo aqui é o processo mental de Weiwei. Quando ele recupera fragmentos de ferro, como na obra “Straight”, ou raízes de um árvore para compor uma obra, vemos um jeito de trabalhar muito peculiar. O mesmo acontece com “Sunflowers Seeds” e “F.O.D.A” – em que ele movimenta toda uma comunidade no processo de produção das peças. Como o tema dele é a vida, não temos como fazer uma exposição com um único mote. Por isso, demos prioridade a conectar e refletir sobre o jeito que ele pensa, sua obra enquanto método.”

“Ai Weiwei Raiz”

20 de outubro a 20 de janeiro
Oca, Parque Ibirapuera (São Paulo)
Terça a sábado, das 11h às 20h*
Domingos e feriados, das 11h às 19h*
*Última entrada: 1h antes do fechamento da exposição
Ingressos: R$ 20 (inteira), R$ 10 (meia)

#respirearte

SP–Arte Profile

Join the SP–Arte community! We are the largest art and design fair in South America and we want you to be part of it. Create or update your profile to receive our newsletters and to have a personalized experience on our website and at our fairs.