Arte no 8 de março: Dia Internacional da Mulher tem programação especial nos museus de SP

8 Mar 2017, 9:10 am

Este 08 de março, Dia Internacional da Mulher, é tempo de reflexão, visitas e homenagens a artistas em diversos museus e instituições de São Paulo. Muitos têm entrada gratuita para as mulheres na ocasião e alguns estendem sua programação especial por toda a semana.

O Masp, por exemplo, abre suas portas para todas elas na data. E como parte de uma programação dedicada a artistas mulheres, a próxima exposição, com abertura em 27 de abril, será da mineira Teresinha Soares, pioneira em abordar questões feministas nos anos 1960 e 1970. Quem tem medo de Teresinha Soares? será a primeira retrospectiva da artista em um museu e sua primeira individual em 40 anos. O programa segue com uma mostra da carioca Wanda Pimentel, em maio, e trabalhos do coletivo Guerrilla Girls, em setembro.

Além disso, no dia 11 de março (sábado), o Masp dá início a um ciclo de palestras que enfoca obras de artistas mulheres com um debate sobre Anita Malfatti. Bárbara Wagner (em abril), Paula Trope (maio) e Tomie Ohtake (junho) serão temas das próximas conversas da série Masp Palestras. Mais informações no site.

Já o MAM, em parceria com a ONU Mulheres, sedia a Semana de Artes HeForShe, evento global pela igualdade de gênero que ocorre simultaneamente em outras sete cidades do mundo. O museu vai sediar palestras, mesas-redondas, shows, espetáculo teatral e uma exposição – A mulher e o Trabalho – em sua biblioteca. Toda a programação é gratuita e segue até 14 de março (terça-feira). Confira os detalhes aqui.

 

MIS e Museu Afro Brasil

Também no dia 08, às 20h, o Museu da Imagem e do Som (MIS-SP) exibe o making of do filme Era o Hotel Cambridge, que estreia nacionalmente em 16 de março. Dirigido por Eliane Caffé, o longa narra a trajetória de refugiados recém-chegados ao Brasil, que, juntos com trabalhadores sem-teto, ocupam um antigo edifício no Centro de São Paulo. Eliana e Carla Caffé realizarão debate ao final da apresentação. Para participar, é necessário retirar os ingressos gratuitos com uma hora de antecedência na recepção (veja aqui).

Por sua vez, o Museu Afro Brasil faz, em todos os domingos de março, às 14h, visitas monitoradas com o tema “Mulheres Negras” na exposição de longa duração do espaço. O objetivo é revelar a contribuição histórica de mulheres pintoras, escritoras, líderes religiosas, entre outras personagens fundamentais no país. A agenda completa está no site do museu.

 

Outras atividades e instituições

Instituições como a Pinacoteca de São Paulo e o Museu do Futebol também têm mostras e atividades especiais no 08 de março. Você encontra mais informações sobre esses e outros espaços no site da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.

SP–Arte Profile

Join the SP–Arte community! We are the largest art and design fair in South America and we want you to be part of it. Create or update your profile to receive our newsletters and to have a personalized experience on our website and at our fairs.