Aos Moraleidas Vivos

22 Jan 2019, 4:03 pm

por Felipe Molitor

 

Duas décadas separam a exposição “Canção do Sangue Fervente” de Pedro Moraleida, a maior individual do artista realizada fora de sua Belo Horizonte natal, e a abrupta interrupção de sua vida aos 22 anos, um ano antes da virada do século. O Brasil que o artista deixou não é o mesmo de hoje, que persegue uma rota angustiante para voltar 50 anos em cinco. Tampouco as artes visuais permanecem nas discussões de outrora. Os circuitos artísticos daqui e no mundo entraram em curto, afetados por fluxos e refluxos da globalização, pela digitalização da vida e a expressiva atuação dos movimentos sociais por representatividade e reparações históricas.

Nestes vinte anos, o conjunto da obra de Moraleida foi guardado, catalogado e mostrado morosamente. Talvez o zelo daqueles que conviveram com o artista, sobretudo os amigos artistas, fosse um índice de toda a pujança contida na sua produção vulcânica – ou justamente a necessidade de se resguardar e proteger essa mesma força disruptiva.

Diante do presente à qual estamos presos, há uma atmosfera enigmática e potente no encontro com a obra de Moraleida, oscilando entre o melhor dos tempos e o pior dos tempos para ser exposta de maneira franca.

A mostra reúne cerca de duzentos trabalhos, entre pinturas, desenhos, rascunhos, sons e textos que contemplam uma vida inteira, dos proto-quadrinhos e roteiros de sua infância aos manifestos elaborados quando já era estudante universitário. Tanto no trato com as séries exibidas quanto nos textos que as acompanham, a curadoria transita entre o vasto legado indomável deixado por Moraleida com sensibilidade. Não é uma retrospectiva formal, no sentido de ligar pontos marcantes da trajetória do artista. Trata-se de posicionar-se sobre as referências, no centro intempestivo de sua prática vigorosa, definida como dissidente de qualquer consenso estético, moral ou comportamental.

Moraleida levava às obras as teorias intuitivas e acadêmicas que lhe importavam, principalmente da filosofia, arte e psicanálise, comprometendo-se ou rebelando-se a estas alusões. Também lhe interessava o jogo entre a sacralidade e a banalidade dos símbolos e da linguagem, que explorava ao sacudir o poder consagratório da arte e da religião sobre a normatividade de juízos. “Condoa-se, então, filho da puta!”, dispara a frase cravada nas telas da derradeira série “Faça você mesmo sua Capela Sistina”.

O modo em que quebra os planos da pintura e insere as palavras na tela revela a influência do HQ no seu estilo de compor. O pop, o expressionismo alemão e a música underground também são apreciações importantes para ele. As pinturas e desenhos contêm traços ferozes, nervosos, descontinuados. São elementos como corpos, animais, órgãos e ícones emendados e remendados em cores estridentes, forjando alegorias sobre violência, morte e impulsos pessoais. O sexo, o conflito, a escatologia são recursos subversivos empregados nestas articulações de escárnio.

No entanto, nada é explicitamente obsceno. Aliás, Moraleida corrompe o que é decerto obsceno – os abusos e opressões retratadas, no caso. A despeito do forte teor crítico imbuído nestas representações, algumas sensibilidades pudicas não escapam do choque pelo choque. Não à toa, em 2017, uma exposição do artista na capital mineira foi hostilizada por fundamentalistas e políticos midiáticos, na esteira de ataques às artes visuais que vêm ocorrendo em museus e faculdades desde o golpe de 2016.

Nem todo gesto é um grito. Alguns deles são gargalhadas, outros são quimeras. Uma fina camada de ironia e sarcasmo se deposita nas personalidades extremadas, no exagero e no tom instável e ensimesmado de tudo. Sendo assim, o artista ardilosamente mistura verdade e ficção nos discursos. As angústias do consciente e pulsões do inconsciente estão à flor da pele das obras, mas de modo ambíguo.

Engendrando a própria mitologia de si, Moraleida revela sua inconformidade com as verdades absolutas do mundo tal como são… só porque assim são. Reclama pela loucura, pelo desvio, pela liberdade – sentimentos estes que podem acabar com uma vida ou revigorar outras tantas em curso.

 

“Canção do sangue fervente”
Até 17 de fevereiro
Instituto Tomie Ohtake, Pinheiros (São Paulo)
Terça a domingo, das 11h às 20h
Entrada gratuita


Felipe Molitor é pesquisador independente formado em Jornalismo pela PUC-SP em cruzamento com Arte: história, crítica e curadoria na mesma universidade. Já publicou textos na Arte!Brasileiros, Harper’s Bazaar Art e Folha de S. Paulo. Tem atuado na direção e produção de vídeos e textos voltados ao circuito artístico.

 


*Este texto faz parte de uma série de reviews publicadas no site da SP-Arte. As opiniões veiculadas nos artigos de autores convidados não refletem necessariamente a opinião da instituição.

SP–Arte Profile

Join the SP–Arte community! We are the largest art and design fair in South America and we want you to be part of it. Create or update your profile to receive our newsletters and to have a personalized experience on our website and at our fairs.