5 exposições em cartaz na nova sede do Instituto Moreira Salles em São Paulo

20 Sep 2017, 6:11 pm

Um prédio inteiro dedicado à fotografia abriu ao público hoje, dia 20 de setembro, em plena Av. Paulista (SP)! É a nova sede do Instituto Moreira Salles, que traz exposições e outras atividades culturais à cidade. Saiba mais das mostras em cartaz neste período de abertura.

 

(1) “OS AMERICANOS + OS LIVROS E OS FILMES”

Em “Os americanos + Os livros e os filmes” é exposta pela primeira vez no Brasil a série completa “Os americanos”, do fotógrafo suíço Robert Frank. As 83 imagens foram produzidas em meados dos anos 1950 durante uma viagem de carro pelos rincões dos Estados Unidos. Filmes e livros elaborados pelo artista também estão em exposição. Até 30 de dezembro.

(2) “CORPO A CORPO”

Com curadoria de Thyago Nogueira e Valentina Tong, “Corpo a corpo: A disputa das imagens, da fotografia à transmissão ao vivo” é uma exposição coletiva que apresenta a nova produção brasileira em fotografia, cinema e vídeo. Participam da mostra Bárbara Wagner, Coletivo Garapa, Jonathas de Andrade, Letícia Ramos, Mídia Ninja e Sofia Borges. Até 30 de dezembro.

(3) “THE CLOCK”

Produzida em 2010, “The Clock”, do norte-americano Christian Marclay, é uma videoinstalação que reúne diversas cenas do cinema e da televisão que mostram relógios. A hora ficcional mostrada na tela coincide sistematicamente com o tempo real. Com duração de 24 horas, o vídeo será exibido na íntegra nos finais de semana de setembro, outubro e novembro. Até 19 de novembro.

(4) “SÃO PAULO: TRÊS ENSAIOS VISUAIS”

Composta majoritariamente pelo acervo do IMS, “São Paulo: três ensaios visuais” traz fotografias de regiões históricas da cidade. Com curadoria de Guilherme Wisnik , a exposição reúne importantes artistas brasileiros, como Claudia Andujar, Jorge Bodanzky, Mauro Restiffe, Thomaz Farkas, entre outros. Até julho 2018.

(5) “CÂMARA ESCURA”

O alemão Michael Wesely, à convite do IMS, instalou seis câmeras nas fachadas dos prédios vizinhos da futura sede do Instituto, em 2014. Observar essas imagens é entender o processo de transformação do edifício em si e da cidade que o cerca. Com curadoria de Thyago Nogueira. Até 29 de julho de 2018.

A visita vale ainda por esses motivos…

BIBLIOTECA

O prédio recebe a maior biblioteca dedicada à fotografia do Brasil, com capacidade para 30 mil títulos! O acervo conta ainda com publicações de áreas correlatas, como cinema, moda, artes visuais e ciências humanas. Com curadoria de Miguel Del Castillo, o espaço exibe pequenas composições com fotolivros icônicos. 

CAFÉ E RESTAURANTE BALAIO

A nova sede do Instituto Moreira Salles abriga o Balaio, um restaurante assinado pelo chef Rodrigo Oliveira, do Mocotó. A casa, que fica no térreo, aposta em pratos e drinques bem brasileiros. No quarto pavimento (a chamada Praça IMS), se localiza o café Balaio – destaque para o cafézinho filtrado.

LIVRARIA

Também na Praça IMS, fica uma unidade da Livraria da Travessa, com edições dedicadas à arte e à fotografia. Os catálogos das exposições e outros souvenirs ligados ao espaço estão à venda por lá.

VISTA PARA A PAULISTA

Nada melhor que finalizar a visita à beira da Praça IMS. A vista é um clássico de São Paulo: toda a extensão da Avenida Paulista.

 

INSTITUTO MOREIRA SALLES

Av. Paulista, 2424 – Bela Vista (SP)
De terça a domingo (exceto quintas), das 10h às 20h; quinta, das 10h às 22h (última admissão: 30 minutos antes do encerramento)
Estações mais próximas: Paulista (linha amarela) e Consolação (linha verde)

 

#respirearte

SP–Arte Profile

Join the SP–Arte community! We are the largest art and design fair in South America and we want you to be part of it. Create or update your profile to receive our newsletters and to have a personalized experience on our website and at our fairs.