30 artistas abrem seus ateliês ao público durante a SP-Arte/2018

4 Apr 2018, 5:07 pm

Curiosidades não faltam quando pensamos em onde e como os artistas produzem suas obras de arte. Seus ateliês são verdadeiros templos de criação, com materiais sempre à mão e referências a perder de vista. Individuais ou coletivos, eles refletem a personalidade de quem ali cria – podem ser muito organizados ou extremamente bagunçados. Durante a SP-Arte/2018, seis ateliês se abrem ao público para que você possa sanar curiosidades e bater um papo com os cerca de 30 artistas que produzem nesses espaços.

Na programação, estão previstas as visitas a dois ateliês individuais, dos artistas Paulo von Poser e Arnaldo de Melo, na manhã de sábado, dia 14 de abril. À noite, um grupo de estúdios da Vila Madalena (Fidalga,Vão, Fonte e Hermes Artes Visuais) participam de um circuito dedicado a isso, que acontece das 17h às 21h. Confira a programação completa abaixo e planeje seu trajeto:


Localizado na Vila Madalena, o espaço reúne locais de trabalho de cinco artistas: Ding Musa, Felipe Cama, Leka Mendes, Luis Telles, Otavio Zani e Misha Bies Golas. Como todo ateliê coletivo, a ideia do local inaugurado em 2012 é que seus artistas produzam em parceria e troquem figurinhas. Durante a SP-Arte/2018, o espaço recebe a coletiva “Desde o apego: Memória e gesto”. 

R. Fidalga, 299
14/04, das 17h às 21h


Oito artistas dividem o espaço da Vila Madalena a poucos passos do Projeto Fidalga. Ivan Padovani, Maria Fernanda Lopes, Maria Luiza Mazzetto, Ricardo Barcellos, Silvia Jabali, Susi Miranda Azis, Thais Stoklos e Walter Costa ocupam diferentes ambientes na casa térrea e, por vezes, apresentam exposições na sala de entrada do local – como a coletiva “O vão, o trem e a plataforma”, em cartaz a partir de 9 de abril.

R. Mourato Coelho, 787
14/4, das 17h às 21h

.


Na mesma rua do Vão, o Fonte guarda os ateliês dos artistas e diretores Marcelo Amorim, Nino Cais e Simone Morais. Nomes como Charlotte Marchand, Eduardo Araújo Silva, Adriano Franchini, Dani Spadotto, Flora Leite, Manuela Costalima e Rafael Santacosta também estão por lá. Desde 2013, o ateliê também recebe artistas residentes que passam temporadas entre os integrantes do espaço. Nesta temporada, o local abriga a exposição coletiva “Lava!”. 

R. Mourato Coelho, 751, 2o andar
14/04, das 17h às 21h

 


A charmosa casa da Vila Madalena é estação de trabalho da artista Carla Chaim, que inaugura a mostra “A pequena morte”, no dia 9 de abril, na Galeria Raquel Arnaud (R. Fidalga, 125). Julia Kater, que ganha a individual “Zonas de gatilho”, na SIM Galeria (R. Sarandi, 113), a partir do dia 7 de abril, também trabalha no local. Outros nomes que abrem seus ateliês aos visitantes são Brisa Noronha, Luisa Callegari e Raylander Mártis.

R. Hermes Fontes, 167
14/04, das 17h às 21h


Participante do setor Repertório na SP-Arte/2018, o artista representado pela Sé Galeria (R. Roberto Simonsen, 108) abre as portas do seu ateliê para o público no sábado, das 10h às 16h. O ponto de encontro será na galeria, próxima ao estúdio.

Ponto de encontro: R. Roberto Simonsen, 108
14/04, das 10h


Paulo von Poser preferiu levar seu local de trabalho para um local silencioso e longe da correria urbana. Seu ateliê, à beira da Represa de Guarapiranga (na zona sul de São Paulo), tem jardins e redes e é nesses ambientes que o artista recebe os visitantes da SP-Arte/2018 para um brunch. O ponto de encontro será no Pavilhão da Bienal, às 10h, de onde o grupo será levado em uma van ao local. Às 14h, Paulo acompanha o grupo na viagem de volta ao Ibirapuera. Inscreva-se para a programação pelo e-mail contato@vervegaleria.com.

Ponto de encontro: Pavilhão da Bienal
14/04, às 10h

 

# respirearte

SP–Arte Profile

Join the SP–Arte community! We are the largest art and design fair in South America and we want you to be part of it. Create or update your profile to receive our newsletters and to have a personalized experience on our website and at our fairs.