'19.924.458 +/-': Christian Boltanski cria instalação para São Paulo

11 Apr 2014, 12:25 am

O artista francês Christian Boltanski, referência da arte contemporânea, e um dos nomes representados pela galeria Marian Goodman, que participou da SP-Arte/2014, estreou nesta semana uma mostra em São Paulo. A exposição batizada “19.924.458 +/-“ segue em cartaz até 29 de junho no Sesc Pompeia.

Na instalação de Boltanski, desenvolvida especialmente para a metrópole paulista, 950 torres feitas de papelão e listas telefônicas traduzem a cidade e, é claro, a sua população.

O trabalho retrata a vida e a morte na cidade. Um flash de luz a cada dois minutos e quarenta segundos mostra o nascimento de um cidadão paulistano. Já o apagão, que ocorre a cada seis minutos, indica a morte de uma pessoa.

A obra também serve de base para a projeção de depoimentos de imigrantes que acontece nas 25 torres do projeto de Boltanski. Em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo, o artista francês afirma que não tentou reproduzir a cidade, mas criou um retrato do que considera a “fragilidade da vida”.

A galeria Marian Goodman representa artistas renomados como William Kentridge e Adrian Villar Rojas. O espaço também é responsável por Tino Sehgal, que segue com uma mostra na Pinacoteca do Estado de São Paulo.

SP–Arte Profile

Join the SP–Arte community! We are the largest art and design fair in South America and we want you to be part of it. Create or update your profile to receive our newsletters and to have a personalized experience on our website and at our fairs.