10 filmes com personagens e temas das artes visuais em cartaz na Mostra de São Paulo

20 Oct 2017, 5:56 pm

A Mostra Internacional de Cinema de São Paulo chegou a sua 41º edição com quase 400 filmes que se espalham por mais de 40 salas de cinema! O cartaz deste ano é marcado por um trabalho do artista chinês Ai Weiwei, que também lança um filme no evento. A programação acontece de 19 de outubro a 1º de novembro.

Listamos algumas produções que envolvem temas ou personagens das artes visuais e da fotografia. Confira!

 


DOCUMENTÁRIO

(1) Human Flow – Não existe lar se não há para onde ir

Além de responsável pelo cartaz da mostra, o chinês Ai Weiwei é o diretor de um dos filmes mais esperados da temporada. Gravado ao longo de um ano em 23 países, o documentário mostra a precária situação de refugiados pelo mundo. A fotografia é de tirar o fôlego.

(2) Ai Weiwei: Sem perdão

Além do filme dirigido e produzido por Ai Weiwei, a Mostra exibe também um documentário a respeito da atuação política do artista na China, seu país de origem. O filme mostra como o posicionamento de Weiwei diante do governo chinês faz com que ele sofra sérias consequências.

(3) Henfil

A vida de Henrique de Souza Filho (1944-1988), conhecido como Henfil, é narrada neste documentário que mostra a multiplicidade de talentos e personalidades que coexistiam em um dos maiores cartunistas do Brasil.

(4) El vendedor de orquídeas

Aos 80 anos, o pintor venezuelano Oswaldo Vigas percorre espaços de sua juventude em busca de um quadro perdido. Ele e a mulher procuram a obra que completaria uma exposição sobre os primeiros anos de sua carreira. Nesse processo, o documentário relembra momentos que marcaram a vida de Vigas.

(5) Yoga: Arquitetura da paz

Baseado no livro homônimo do fotógrafo Michael O`Neill, o documentário conta a história dos dez anos em que o autor fotografou grandes mestres da ioga.

 


FICÇÃO

(6) The Square

Vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes, o longa reflete sobre o mundo da arte contemporânea a partir da história de um curador, Christian – profissional dedicado e cheio de boas intenções. Ele se vê no meio de uma crise existencial após sua exposição “The Square” tomar rumos inesperados.

(7) Com amor, Van Gogh

Apontado como o primeiro filme inteiramente colorido em tinta a óleo, a animação mostra parte da vida do holandês Vincent Van Gogh. A narrativa é construída a partir de entrevistas de pessoas próximas ao artista e reconstruções dramáticas baseadas em cartas escritas por ele.

(8) Esplendor

Vencedor do Prêmio do Júri Ecumênico no Festival de Cannes, “Esplendor” narra a história de Misako, uma produtora que faz versões de filmes para deficientes visuais. Durante uma exibição, ela conhece Nakamori, um fotógrafo mais velho que está perdendo a visão.

 


ANIMAÇÃO

(9) Tenha um bom dia 

“Tenha um bom dia” é uma animação produzida pelo artista visual e cineasta chinês Liu Jian. A história se passa no sul da China, a acompanha a tentativa desesperada de um motorista que, ao tentar salvar a desastrosa cirurgia plástica de sua noiva, o rouba uma mala de dinheiro de seu chefe.

(10) A tartaruga vermelha

Indicado como Melhor Animação ao Oscar de 2017, o filme foi dirigido pelo holandês Michaël Dudok de Wit, o primeiro não-japonês a comandar uma produção do celebrado Studio Ghibli. Através da história de um homem que naufragou numa ilha tropical, habitada por tartarugas, caranguejos e pássaros, “A tartaruga vermelha” reconta os feitos na vida de um ser humano.

 

Veja a programação completa da mostra!

#respirearte

SP–Arte Profile

Join the SP–Arte community! We are the largest art and design fair in South America and we want you to be part of it. Create or update your profile to receive our newsletters and to have a personalized experience on our website and at our fairs.