10 artistas para seguir no Instagram

5 Jan 2018, 4:50 pm

2017 foi um ano de estreias no Instagram. Enquanto a artista Cindy Sherman tornou público seu perfil, a fotógrafa Nan Goldin se lançou na rede social – exibindo alguns trabalhos até então inéditos ao público.

Diversos criativos utilizam seus perfis não apenas como um diário de viagens e atividades, mas como uma plataforma de produção artística. Confira 10 artistas para seguir no Instagram!

 


Nan Goldin

Recém-chegada ao Instagram, a fotógrafa Nan Goldin ficou conhecida nos anos 1980 por imagens que registravam momentos e pessoas de sua vida íntima. De fotos consagradas a trabalhos originais, a artista chegou com tudo à rede social e tem por volta de 25 mil seguidores. Desde dezembro, quando compartilhou sua primeira foto, já chamou a intenção de toda a imprensa especializada.

My mother laughing Swampscott Ma 1991 she died last summer at 101

A post shared by Nan Goldin (@nangoldinstudio) on

 

Verena Smit

Com mais de 100 mil seguidores, a brasileira Verena Smit mistura fotografia e poesia em seus posts do Instagram – tudo sempre em preto e branco. Além de espertos jogos com palavras, sua marca registrada, ela adora compartilhar trabalhos fotográficos e obras de artistas queridos.

A post shared by Verena Smit (@verenasmit) on

 

Stephen Shore

O fotógrafo americano Stephen Shore encara o Instagram como mais uma plataforma de produção artística, não apenas um meio de divulgação de obras feitas em outras mídias. Paisagens e momentos íntimos também compõem seu perfil, que tem aproximadamente 120 mil seguidores.

A post shared by Stephen Shore (@stephen.shore) on

 

Cindy Sherman

O Instagram parece ser o lugar perfeito para Cindy Sherman, famosa por seus autorretratos conceituais em que representa personagens diversos da sociedade norte-americana. Em seu perfil, tornado público apenas em meados do ano passado, não seria diferente: um das principais artistas da atualidade brinca com filtros e funcionalidades da rede para criar obras inéditas. Seus 160 mil seguidores agradecem.

Eyes wide

A post shared by cindy sherman (@_cindysherman_) on

 

Vik Muniz

Seguir o perfil de Vik Muniz é fazer uma viagem pelo mundo. Ao invés de compartilhar obras e mostras de arte, raras em sua timeline, o paulistano gosta mesmo é de exibir aos seus 180 mil seguidores as paisagens únicas por onde transita. O olhar de artista ajuda: os cliques são dignos de cartão-postal.

Ocupação do MTST em São Bernardo.

A post shared by Vik Muniz (@vikmuniz) on

 

Olafur Eliasson 

As diversas cores e formas da timeline do dinamarquês Olafur Eliasson exibem os trabalhos artísticos e os espaços com os quais o artista se depara no dia a dia. Utilizado também como plataforma de divulgação de sua própria obra – marcada por grandes instalações e elementos da natureza – o Instagram de Eliasson não omite aos 224 mil seguidores selfies com amigos e familiares.

pyramid light in the morning #studio

A post shared by Studio Olafur Eliasson (@studioolafureliasson) on

 

Ai Weiwei

Paisagens, selfies, obras de arte, momentos públicos e privados… O artista e ativista chinês Ai Weiwei é, sem dúvida, um dos mais ativos no Instagram. Seus 375 mil seguidores sabem que a preocupação com a estética das imagens não é tanta, já que manter um perfil público e movimentado é mais uma forma de protesto contra a censura em seu país natal. De qualquer forma, vale a pena acompanhar as viagens e atividades de Ai e sua família.

A post shared by Ai Weiwei (@aiww) on

 

Petra Collins

O Instagram da artista Petra Collins é uma combinação única de luzes indiretas, tons pastel e um visual retrô. Por lá, ela exibe alguns de seus inúmeros trabalhos fotográficos para o mercado da arte e da moda, incluindo fotos de carinhas conhecidas, como a da cantora Selena Gomez. Em 2013, chegou a ter sua conta na rede deletada por publicar uma foto seminua. Hoje, tem quase 700 mil seguidores.

?

A post shared by Petra Collins (@petrafcollins) on

 

Osgemeos

Nada melhor que o Instagram para acompanhar a agenda agitada de Gustavo e Otávio Pandolfo, irmãos grafiteiros que compõem a famosa dupla Osgemeos. Os paulistanos registram em seu perfil novas obras e projetos, assim como selfies divertidas em momentos íntimos da família. Eles concentram mais de 1 milhão de seguidores.

#saopaulo #brasil #osgemeos #2017

A post shared by osgemeos (@osgemeos) on

 

Banksy

O grafiteiro mais famoso do mundo também está na rede social em um conta verificada (ou seja, um perfil que é verdadeiramente dele, apesar de sua identidade continuar um mistério). Com quase 2 milhões de seguidores, sua timeline é uma plataforma de divulgação dos grafites que espalha pelo mundo – todos com o tom crítico de sempre.

Bethlehem 2017. #peaceonearth

A post shared by Banksy (@banksy) on

 

#respirearte


SP–Arte Profile

Join the SP–Arte community! We are the largest art and design fair in South America and we want you to be part of it. Create or update your profile to receive our newsletters and to have a personalized experience on our website and at our fairs.