SP-Arte/Foto/2018: Revisite uma fotografia do passado e faça um novo clique

14 Aug 2018, 5:02 pm

Revisitar espaços e momentos do passado para captar as transformações que aconteceram ali. Essa foi a missão que o fotógrafo German Lorca, 96 anos, assumiu ao aceitar produzir um ensaio exclusivo para a Revista SP-Arte, distribuída gratuitamente na Feira de Fotografia de São Paulo, aberta ao público de 23 a 26 de agosto, no Shopping JK Iguatemi.

As câmeras de Lorca voltaram a cinco lugares icônicos registrados por ele entre os anos 1950 e 1970. O curador Eder Chiodetto, autor do texto que acompanha o ensaio na revista, José Henrique Lorca, filho de German, e o próprio fotógrafo foram responsáveis pela escolha dos pontos a serem revisitados. A partir do material, é possível observar mudanças arquitetônicas e de costumes na Marginal Pinheiros, na Oca (Parque Ibirapuera), em um prédio da Mooca (Zona Leste de São Paulo), na Rua Dr. Falcão Filho e no Largo São Francisco (ambos no Centro).­

Gostaríamos de lançar o mesmo desafio a você na semana que antecede a SP-Arte/Foto/2018! Que tal revisitar algum espaço ou momento marcante do passado e refazer o clique? Para participar dessa missão, publique em um mesmo post do Instagram a foto revisitada e a foto original (nem precisa ser um passado distante!), com as seguintes hashtags: #fotomemoria e #spartefoto2018, obrigatoriamente. Os autores das duas melhores imagens ganharão um fotolivro cada. Os prêmios foram cedidos pelos expositores Fotô Editorial e Livraria e Editora Madalena, que também participam da decisão dos vencedores, ao lado da SP-Arte.

Importante: além das hashtags, a foto deve ser feita especialmente para o desafio e postada sexta, dia 24 de agosto. Os nomes serão anunciados na quinta, dia 23, e a premiação deve ser retirada durante a SP-Arte/Foto/2018, no JK Iguatemi (ou na sede da SP-Arte, no Itaim). As fotos vencedoras também serão publicadas em nossa timeline! Não deixe de nos seguir: @sp_arte, @ateliefotoeditorial e @editoramadalena.

 

#respirearte

SP–Arte Profile

Join the SP–Arte community! We are the largest art and design fair in South America and we want you to be part of it. Create or update your profile to receive our newsletters and to have a personalized experience on our website and at our fairs.