Reveja ciclo de palestras da SP-Arte/Foto/2018

28 Aug 2018, 12:57 pm

Entre os dias 23 e 25 de agosto, aconteceu mais uma edição do Talks. Parte da programação da SP-Arte/Foto/2018, o evento convidou nomes proeminentes da fotografia para discutir o tema em um ciclo de conversas no Lounge One, do Shopping JK Iguatemi.

Os encontros, transmitidos ao vivo, agora estão disponíveis aqui em nosso site. Confira abaixo!

O curador e historiador da arte Rodrigo Orrantia e o fotojornalista Evandro Teixeira abriram o primeiro dia de palestras. Rodrigo comentou sobre o trabalho de importantes artistas que produziram nos anos 1960 e como isso vem se refletindo no trabalho da atual geração. Em diálogo, Evandro mostrou algumas de suas imagens mais icônicas produzidas durante o regime militar brasileiro e contou causos de sua carreira: “Só estou vivo, pois corro bem!”.

Em seguida, Patrícia Campos Mello, repórter da Folha de S. Paulo, e o fotógrafo de guerra Gabriel Chaim levaram o público aos bastidores da cobertura jornalística em áreas de conflito. Ao final, Gabriel surpreendeu os presentes com um convidado especial: Miguel, um refugiado sírio que mora no Brasil.

Para finalizar o dia de palestras, o fotógrafo e cineasta Walter Carvalho destacou pontos importantes de sua carreira, e exibiu um compilado de seus principais trabalhos para o cinema e para a televisão.

Na sexta-feira, Pierre Bessard e Claudia Jaguaribe discorreram sobre as especificidades do fotolivro. Claudia compartilhou com o público ainda detalhes sobre o processo criativo do livro “Beijing Overshoot”.

Na sequência, Malcolm Daniel, curador de fotografia do Museu de Fine Arts de Houston e ex-diretor curatorial do Metropolitan Museum of Art, de Nova York, conversou com Fabiana Bruno sobre os caminhos da manipulação fotográfica e a pós-fotografia.

Por fim, Bob Wolfenson e Jonathas de Andrade encerraram essa edição do Talks. Bob, que está em cartaz no Espaço Cultural Porto Seguro com a mostra "Retratos", dividiu com o público os bastidores de sua carreira fotografando personalidades famosas. Uma imagem de um jovem Alex Atala chamou atenção – foi impossível reconhecer o estrelado chef.

Já Jonathas trouxe detalhes de dois de seus principais projetos: “O levante” e “O peixe”. Em ambos os casos, o artista retratou situações fictícias – uma corrida de carroças e um ritual de pesca – criadas por ele justamente para fotografá-las.

SP–Arte Profile

Join the SP–Arte community! We are the largest art and design fair in South America and we want you to be part of it. Create or update your profile to receive our newsletters and to have a personalized experience on our website and at our fairs.