No Rio de Janeiro, Silvia Cintra + Box4 recebe individual de Pedro Motta

6 May 2016, 12:32 pm

A galeria Silvia Cintra + Box 4, na Gávea, Rio de Janeiro, abre na próxima quinta-feira (12) a mostra Sobre Natureza, de Pedro Motta – um dos ganhadores da Bolsa ICCo/SP-Arte em 2015.

Em sua terceira individual no espaço, ele propõe novos desdobramentos de sua pesquisa sobre elementos naturais e o comportamento humano.

Em uma grande instalação – fruto de sua residência artística na FLORA ars+natura, em Honda, Tolima, na Colômbia, em 2015 –, o artista desenvolve uma narrativa entre duas séries de trabalhos.

Os personagens interpretados pelo ator alemão Klaus Kinski em dois filmes do diretor Werner Herzog – Fitzcarraldo (1982) e Aguirre, a Cólera dos Deuses (1972) – são representados em desenhos a grafite e imagens fotográficas, digitalmente montados na paisagem de Honda e ao redor de Bogotá. Exploradores e aventureiros, eles adentram território amazônico com motivações diferentes, mas com uma determinação perto do delírio.

Sobre essas fotografias sobressaem sete caixas com plantas artificiais cobertas de preto. Cria-se, assim, uma narrativa de dois tempos e histórias distintas, mas que discutem transformações da natureza, seus limites e potencialidades.

Sobre Natureza permanece em cartaz até 11 de junho e a Silvia Cintra + Box 4 fica na Rua das Acácias, 104, Gávea. Para mais informações, acesse o site.